Gazeta de Amambaí


Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018 às 15:02

Safra de soja 2018/19 do Brasil pode chegar a 130 mi toneladas

Apesar dos baixos preços internacionais, os produtores de soja, milho e algodão brasileiros conseguirão lucra

A produção brasileira de soja pode ficar entre 123 milhões e 130 milhões de toneladas na temporada 2018/19, um recorde histórico, disse Anderson Galvão, CEO da consultoria agrícola Céleres, nesta terça-feira.

Outros países na América do Sul também devem colher uma grande safra, disse Galvão durante evento em Campinas, indicando que os preços de referência da oleaginosa não devem superar os 9 dólares por bushel em 2019.

“Apesar dos baixos preços internacionais, os produtores de soja, milho e algodão brasileiros conseguirão lucrar”, disse Galvão.

Fatores como a desvalorização da moeda e os prêmios nos portos estão dando suporte aos preços no interior do Brasil. Porém, ele acrescentou que a trégua na guerra comercial entre Washington e Pequim para negociar novos termos comerciais já está pressionado os prêmios brasileiros nos últimos dias.

Riscos climáticos causados pelo fenômeno El Niño podem afetar as lavouras entre janeiro e março, apesar de o impacto sobre os preços da soja serem limitados pelos grandes estoques globais, disse Galvão.

Apesar do tempo, no geral, ter sido favorável durante a temporada 2018/19 no país, o El Niño pode causar secas na região de Mapitoba, que deve responder por quase 12 por cento da produção da oleaginosa do Brasil neste ciclo, de acordo com estimativas do governo.

Incertezas relacionadas ao custo do transporte após o governo estabelecer preços mínimos de frete ainda estão restringindo as vendas antecipadas de grãos, ele acrescentou, sem elaborar.

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.