21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cientistas criam plantas resistentes aos extremos da seca

2018-11-17 13:02:00

Cientistas do Centro de Pesquisa em Agrigenômica (CRAG), da Espanha, modificaram geneticamente espécimes de Arabidopsis thaliana fazendo com que ela conseguisse suportar e se desenvolver sob os maiores fatores de estresse das plantas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 12 milhões de hectares de terra são perdidos a cada ano devido ao avanço da desertificação.

De acordo com a principal autora do estudo, Ana Caño, é urgente gerenciar melhor a água disponível e obter variedades de plantas que possam resistir a longos períodos de seca. Após 12 dias sem água, quase metade das plantas modificadas estavam vivas e crescendo, em comparação com 20% das plantas não manejadas.

"Com a superexpressão gênica, multiplicamos o número de receptores de esteroides nas células vasculares por cinco. As plantas precisam de água para fazer açúcares, mas quando as acumulam nas raízes, não percebem a falta de água”, comenta.

Em condições normais, as raízes se movem e torcem em busca de água em um processo chamado hidrotropismo. Se não houver, é a planta e não o solo que dá a umidade por osmose até secar. Em A. thaliana modificada, glicose, frutose e outros açúcares são osmoprotetores, isolando raízes e caules.

Caño, que é representante espanhola no consórcio internacional de pesquisa com Arabidopsis, lembra que é a descoberta é "uma erva". O que precisa ser alcançado agora é repetir esses resultados promissores em espécies que interessam à agricultura. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete