32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Cientistas querem alterar norma da ISO

2018-08-19 11:02:00

A cientista Anugrah Shaw, da Universidade de Maryland (EUA) e o pesquisador brasileiro Hamilton Ramos, do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC) estão montando uma parceria para alterar critérios da entidade certificadora International Organization Standartization (ISO Internacional). As normas em questão se referem a medição da qualidade de vestimentas de proteção a agroquímicos.

De acordo com o brasileiro, o ensaio que os dois estão fazendo em conjunto para tentar promover as mudanças na ISO Internacional já está em fase conclusiva. Segundo ele, o projeto pretende oferecer bases científicas para modificar padrões de análise no que se refere a segurança dos equipamentos de proteção usados por agricultores que aplicam agroquímicos.

Ramos está trabalhando desde 2015 na fabricação de um líquido teste que não é tóxico, mas consegue simular características similares às do composto herbicida químico Prowl, de toxicidade mediana, que é utilizado oficialmente nos testes da ISSO Internacional. Ele coordena no Brasil o Programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (Quepia), o que lhe permite estudar tais mecanismos.

Nesse cenário, o pesquisador critica as restrições regulatórias do uso do Prowl para os testes em laboratório. Segundo ele, a dependência desse mecanismo aliada a essas restrições está atrapalhando o desenvolvimento da pesquisa.

No entanto, ele considera que o projeto será considerado um dos principais estudos da área no Brasil. “Uma vez aprovado, nosso trabalho ganhará amplitude mundial e será incorporado à norma ISO 27065, específica para testes envolvendo a qualidade de vestimentas protetivas”, completa.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete