24.9 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Bactérias tornam lagartas “imunes” a pesticidas

2018-08-18 11:02:00

Um estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) indicou que algumas bactérias que habitam no intestino das lagartas Spodoptera frugiperda conseguem metabolizar os inseticidas, anulando o seu efeito. A partir da tese, algumas possibilidades de estudos em biotecnologia agrícola podem ser iniciadas.

De acordo com o pesquisador Luís Gustavo de Almeida, que desenvolveu o trabalho no doutorado em Entomologia na Universidade, essa descoberta mostra que a questão do controle de pragas deve ser repensada. “A descoberta da existência dessas bactérias e do mecanismo pelo qual elas limitam a ação dos pesticidas tem implicações importantes para as estratégias de manejo de pragas”, comenta.

Almeida explicou que as bactérias conseguem desintoxicar as lagartas logo após o contato das mesmas com os inseticidas através do mecanismo de bioacumulação. Além disso, ele diz que esses microorganismos poderão ser usados no futuro em aplicações de biorremediação, onde organismos vivos são utilizados para reduzir, remover ou remediar contaminações no ambiente.

No entanto, o pesquisador relatou também em sua tese que foram descobertos vários metabólitos produzidos por bactérias cultiváveis associadas à formiga cortadeira Acromyrmex coronatus, que tem potencial para serem associados com compostos de inseticidas. “Os metabólitos produzidos por essas bactérias apresentaram elevada capacidade inseticida, causando mortalidade de até 100% das lagartas de S. frugiperda. Dois desses metabólitos foram identificados e sua nova atividade biológica foi descrita”, finaliza.  


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Enquete