12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Biscoito à base de feijão caupi é alternativa para celíacos

2018-08-18 09:02:00

Um biscoito à base de feijão caupi, que foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Norte) em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) se mostrou uma nova alternativa para celíacos. Além disso, o produto pode ser consumido também por aqueles que possuem intolerância ao glúten.

Outra característica importante para a saúde que o novo biscoito contém é feito com uma variedade biofortificada (BRS Tumucumaque), que tem altos teores de ferro e zinco. Como se já não bastasse esses benefícios, o feijão caupi tem o dobro de proteínas em relação aos demais cereais que são comumente utilizados na indústria de biscoitos.

De acordo com o pesquisador da Embrapa que coordenou o estudo, Jorge Hashimoto, biscoito foi desenvolvido inicialmente na versão doce e apresenta um melhor valor nutricional em comparação com os outros biscoitos, principalmente por dobrar ter de proteínas. “Você vai estar aumentando em torno de duas vezes e meia a quantidade de proteína com o biscoito. Outra característica é que nós estamos trabalhando com uma cultivar biofortificada, nós temos uma fortificação do teor de ferro e zinco no produto final”, fala.

O pesquisador fala também que a farinha de feijão é extremamente nutritiva, porém é pouco usada no país. “Hoje a gente observa aqui no Brasil que existe muito pouco produto utilizando como matéria prima o feijão. No exterior você já encontra salgadinho feito à base de feijão, tem misturas prontas de farinha para a produção de pães, bolos e biscoitos contendo feijão. O pessoal lá fora á conseguiu enxergar a vantagem da farinha de feijão para a saúde”. Conclui.  


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete