32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Resíduos de abacaxi podem virar energia elétrica

2018-07-10 14:02:00

Um grupo de pesquisadores da Costa Rica está trabalhando em um projeto que produz energia elétrica através da gaseificação dos resíduos do cultivo de abacaxi. Intitulado “Gasificación a partir de desechos agrícolas para la producción de energía”, o estudo é produzido pela Faculdade de Engenharia da Universidade da Costa Rica (UCR) e pelo Instituto de Pesquisa de Engenharia (INII) em parceria com as instituições de Engenharia da Rede Centro-Americana (REDICA).

De acordo com os pesquisadores, a ideia surgiu como um método inovador para minimizar os problemas ambientais que o cultivo do abacaxi acaba gerando. Segundo eles, a prática danifica o solo, gera pragas de moscas e as comunidades próximas não conseguem consumir a água porque os agroquímicos acabam contaminando as nascentes e os lençóis subterrâneos.

Lilliana Arrieta Quesada, coordenadora da Secretaria Técnica da REDICA, acredita que a iniciativa pode se tornar um bom negócio desde que seja regulado pelas leis nacionais. "Notou-se esta questão porque as comunidades têm repetidamente se queixado de problemas associados a estes produtos, por exemplo a mosca do abacaxi e outros fatores que se mal administrados podem acabar contaminando o solo e a água”, explica.

Os idealizadores garantem que a abordagem do projeto responde às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) para gerar água e energia. Para Abel Chaves Trigueros, presidente da Câmara Nacional de Produtores e Exportadores de Abacaxi (CANAPEP), o principal temor é de que o desenvolvimento do mecanismo seja muito caro.

“A realização de uma iniciativa dessa natureza envolve considerar custos e logística e dependerá, entre outros aspectos do sistema de transporte, das condições da infraestrutura de estradas ou rodovias e da localização dos centros de coleta para depositar a palha”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete