26.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Brasil eleva preço mínimo do milho para maiores produtores em 2018/19

2018-06-21 06:02:00

O Ministério da Agricultura publicou nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União, um aumento nos preços mínimos do milho para a nova safra 2018/19, em medida válida para a maior parte dos Estados, incluindo os maiores produtores do cereal do país, Mato Grosso e Paraná.

O preço mínimo do governo, utilizado como referência para programas de apoio à comercialização e subvenções, subiu para o Mato Grosso e Rondônia de 16,71 reais por saca na safra 2017/18 para 17,93 reais por saca na temporada 2018/19 (alta anual de 7,30 por cento). Para Mato Grosso do Sul e Goiás e os Estados do Sudeste e Sul, o preço mínimo da nova safra, cujo plantio começa no segundo semestre, subiu 11 por cento, para 21,62 reais por saca.

A alta nos preços mínimos para os principais Estados produtores ocorre em meio a uma quebra de safra no Brasil em 2017/18, devido à seca, o que tem sustentado as cotações no mercado brasileiro.

Por outro lado, o governo reduziu em 2,1 por cento o preço mínimo para o oeste da Bahia, sul de Maranhão, sul do Piauí e Tocantins, regiões que integram uma nova fronteira agrícola. O valor foi estabelecido em 20,41 reais por saca. tomate salada longa vida se desvalorizou na Ceagesp nos últimos dias. O recuo dos preços está atrelado ao aumento do volume de tomates nas regiões que estão colhendo a primeira parte da safra de inverno, como Sumaré e Mogi Guaçu, em São Paulo, Araguari (MG) e Venda Nova do Imigrante (ES). As temperaturas subiram nessas praças na última semana, o que acelerou a maturação dos frutos, pressionando as cotações. A maior oferta de tomates ponteiros também contribui para a desvalorização. Entre 11 e 15 de junho, os tomates salada longa vida 2A e o 3A tiveram preço médio de R$ 23,00 e de R$ 37,89/cx de 20 kg, respectivas quedas de 34,69% e de 38,38% frente às médias da semana anterior. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete