13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Dispara venda de inseticidas contra cigarrinha do milho

2018-04-20 03:02:00

Um estudo elaborado pela consultoria Kleffmann apontou que a venda de inseticidas para o controle de cigarrinha do milho (Daubulus maidis) aumentou 85% na safa 2017/18. Segundo os dados, o crescimento dessas vendas contrastou com a redução de 15% da área de milho plantada nesse verão.

As estimativas indicam que as vendas representaram um total de US$ 17,1 milhões, se comparados a comercialização referente a safra 2016/17, quando foi registrado o acumulo de US$ 9,2 milhões. Daniel Holzhausen, gerente de produto da Agricultural Marketing Information System (AMIS) América Latina da Kleffmann, informou em nota que esses princípios ativos representaram 94% do total que foi faturado no segmento de inseticida foliar. "O foco no controle desta praga deve se manter na próxima safra, já que o impacto causado nas lavouras é extremamente prejudicial à produtividade dos híbridos de milho", afirmou.

O gerente de produtos da empresa também indicou que, além desses inseticidas, outros produtos como neonicotinoides, organofosforados e piretroides tiverem um aumento expressivo de procura. Segundo ele, o setor referente ao mercado de sugadores foi o único a apresentar crescimento nessa safra, sendo quase que totalmente direcionado à aplicação para combate das cigarrinhas de milho. "O clima mais seco contribuiu para o aumento da pressão da praga nesta safra", explica ele.

Os dados divulgados pela consultoria mostram que a área cultiva de milho nesse ciclo representou um total de 3,54 milhões de hectares. A doença conhecida popularmente como cigarrinha do milho está associada à alta densidade populacional de insetos infectivos na cultura, que são responsáveis por transmitir patógenos de plantas doentes para as sadias, o que causa sérios danos a produção da lavoura do milho.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete