Gazeta de Amambaí


Quarta-Feira, 11 de Abril de 2018 às 23:01

Publicação trata do minhocário em sistemas agroecológicos

Além de soluções tecnológicas e serviços agrícolas, oriundos de projetos de pesquisa agropecuária, a Embrapa oferece ao público interessado em Agricultura seus produtos:  cultivares (sementes e mudas), softwares e aplicativos, animais, máquinas, equipamentos, bebidas, fertilizantes, vacinas e publicações técnicas. As publicações técnicas são resultados da geração de novos conhecimentos, disponibilizados gratuitamente. Agricultores, acadêmicos e técnicos podem se beneficiar da lista de títulos com assuntos variados. Uma dessas publicações é sobre o tema Minhocultura – Produção de húmus, técnica voltada à agricultura familiar, que dá sustentação a sistemas de produção de base ecológica.

Minhocultura – Produção de humús é uma publicação escrita pelos pesquisadores  Gustavo Schiedeck e José Ernani Schwengberg, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), pela ecóloga Greice de Almeida Schiavon e pelo engenheiro-agrônomo Marcio de Medeiros Gonçalves. O título, em cinco capítulos, trata  Por que criar minhocas?; A minhoca vermelha-da-califórnia; Criação de minhocas; Coleta de húmus e Como usar húmus de minhoca.

O húmus é um ótimo fertilizante natural e atua de forma benéfica sobre as características físicas, químicas e biológicas do solo. A minhocultura surgiu para acelerar o processo de produção de húmus, que se depender apenas da produção natural pela minhoca é muito lento. A técnica se baseia em criar minhocas em cativeiros, como é explicado na publicação. A produção nos minhocários é de baixo custo e requer pouca mão de obra.

A publicação Minhocultura – Produção de húmus está disponível para download gratuito no site da Embrapa, juntamente com um acervo de outras publicações.Para encontrá-las, basta acessar o site: https://www.embrapa.br/clima-temperado/publicacoes

Fonte: Embrapa

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.