25.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Famasul apresenta propostas para Plano Agrícola e Pecuário

2018-03-21 19:02:00

Representando o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, o superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, Lucas Galvan, participou da reunião de levantamento de propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2018/2019 na região Centro-Oeste. O encontro aconteceu na Famato – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, na quarta-feira (14), em Cuiabá.

O encontro faz parte de uma série de reuniões pelo país para ouvir as demandas regionais para o PAP 2018/2019. Mato Grosso é o segundo estado a sediar o evento que teve como anfitrião o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso – FAMATO, Normando Corral e foi coordenada pelo vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner, para uma reunião de levantamento, e contou com a presença do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Neri Geller.

“É extremamente importante ouvir os produtores rurais da região Centro-Oeste por ser uma região referência na produção agrícola do Brasil. É no campo, na lavoura, no meio rural que o agro acontece, por isso queremos levar daqui as principais demandas do setor produtivo rural. Vamos elaborar um plano e apresentar ao Governo Federal, Ministério da Agricultura e aos outros ministérios que estão envolvidos para que a gente possa estar minimamente atendendo essas demandas”, disse Schreiner.

A apresentação das propostas dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul foi feita pelo superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan. “A expectativa é positiva para a próxima temporada agrícola e ouvir produtores rurais, técnicos, lideranças e representantes de entidades do agro aprimora o plano que apresentará estratégias para assuntos importantes como seguro rural, crédito, comercialização, Zoneamento Agrícola, logística, entre outros temas que influenciam diretamente no desenvolvimento do setor e que são peculiares aos estados da região”, complementa Galvan.

Também participaram da reunião a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA Fernanda Schwantes, o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, o coordenador técnico de Política Agrícola da IPA/FPA, Célio Porto, o coordenador de Crédito Rural do departamento de Crédito e Estudos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, João Cláudio da Silva Souza, analistas e gestores do Imea, representantes da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Associação de Criadores de Gado de Mato Grosso (Acrimat), Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Associação de Produtores de Criadores de Suínos (Acrismat) e representantes da empresa G. Guimarães.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete