33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Embalagens de agrotóxicos traz preocupação em Amambai

2018-03-16 09:31:00

Vilson Nascimento

A expansão da agricultura fortaleceu o agronegócio, consequentemente fomentou a economia do município que gira em torno da produção do setor primário, que também é um dos que mais emprega em Amambai, mas a legislação ambiental tem trazido obstáculos exatamente para quem mantém essa engrenagem girando, o agricultor.

Um desses obstáculos, fator que inclusive já levou agricultores do município a serem multados pela PMA (Polícia Militar Ambiental) é em relação à armazenagem do produto e das embalagens vazias dos agrotóxicos nas propriedades rurais.

A legislação ambiental exige que o local para armazenamento seja afastado certa distância das residências, seja arejado e adequado a normas específicas.

Acontece que muitos produtores, por conta da não existência dessas normas anteriormente ou até mesmo por falta de buscar orientações devido aos afazeres do dia a dia, acabam não se adequando a essas normativas e ficam sujeitos a sanções previstas na legislação.

Preocupado em buscar solução para a questão e evitar que o produtor seja penalizado sem antes ter sido orientado, o Sindicato Rural de Amambai (SRA) vai se reunir com os órgãos competentes como a própria PMA e a Secretaria de Municipal do Meio Ambiente para debater a questão.

Segundo o presidente do SRA, Ronan Nunes da Silva, o Sindicado vai solicitar a Polícia Militar Ambiental, que é o órgão fiscalizador, que ao visitar as propriedades rurais, caso se depare com alguma irregularidade, ao invés de aplicar a multa direta, que se faça uma notificação, dando ao produtor um prazo que seja razoável, para que ele regularizar a situação, para só então, esgotado o prazo sem que  uma solução seja tomada por parte do produtor, a PMA adote as medidas administrativas cabíveis.

“Na maioria das vezes o produtor deixa de cumprir alguma norma ambiental, não por estar mal intencionado, mas sim por desconhecê-la”, disse o presidente.

Soja Plus é uma alternativa

Outra ação que o Sindicato Rural de Amambai vai buscar trazer ao município, por meio de parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) é o programa Soja Plus

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua oferecido sem qualquer custo para o produtor e tem como meta preparar o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

O programa capacita o produtor distribuindo cartilhas e promovendo cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, novo código florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho.

“Para reivindicar o Soja Plus o Sindicato Rural tem que ter no mínimo 15 produtores interessados. Para isso solicitamos que os interessados procurem o Sindicato Rural o mais rápido possível e manifeste este interesse em participar da capacitação”, disse Ronan Silva.

Segundo o presidente do SRA, o Sindicato vai disponibilizar aos produtores, a lista com as exigências para a realização da armazenagem e manuseio correto de agrotóxicos e embalagens de agrotóxicos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete