Gazeta de Amambaí


Domingo, 11 de Março de 2018 às 15:02

Robô com energia solar cultiva hortaliças

Robô retira ervas daninhas com o braço

Cientistas da Universidade de Sidnei, na Austrália estão desenvolvendo um robô para cultivar hortaliças que funciona com energia solar, segundo indica o serviço de notícia da Australian Broadcastin Corporation, a principal rede de televisão do país. Com o nome de “Ladybird”, o robô está se fazendo possível graças a um projeto que tem como orçamento um milhão de dólares australianos, aproximadamente R$ 2,7 milhões.

Através de suas câmeras, o robô analisa a umidade, realiza análise de solos, comprova os nutrientes das plantas, detecta a existência de pragas ou avisa da presença de ervas daninhas, entre outros parâmetros.

“Ladybird se centra na agricultura extensiva e está se alimentando mediante energia solar. Conta com uma série de sensores para detectar o crescimento das hortaliças e pragas, sejam vegetais ou animais”, indica o professor Salah Sukkarieh um dos líderes da pesquisa que levou a criação do robô. “Além disso, está equipado com um braço robótico para retirar ervas daninhas e também tem potencial para colher de forma autônoma”.

“O robô foi capaz de circular de forma totalmente autônoma entre as linhas e uma fila a outra, enquanto que compilava dados com os sensores. Os sensores incluem lasers, câmeras e câmeras hiperespectrais”, acrescenta o professor Sukkarieh. Salah Sukkarieh é professor de robótica e sistemas inteligentes na Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação da Universidade de Sidnei.

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.