26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudo mostra como as plantas corrigem nitrogênio

2018-02-23 16:02:00

Os legumes são amplamente consumidos no mundo inteiro, servindo como fonte de proteína, fibras e outros nutrientes essenciais na dieta. Eles obtêm nitrogênio através um processo especializado conhecido como nodulação, uma parceria simbiótica na qual a bactéria do solo infecta a raiz da planta e as duas convertem o nitrogênio em uma forma amigável à planta. Entender como a nodulação é regulada pode ajudar os esforços ambientais para melhorar a eficiência dos legumes e reduzir a necessidade de fertilizantes químicos.

Em um estudo publicado na revista Nature Communications, pesquisadores da Universidade de Tsukuba agora identificaram um caminho genético chave em um legume chamad Lotus japonicus que controla nodulação em resposta aos níveis de nitrogênio no solo.

O nitrogênio é um elemento essencial para organismos vivos como costumava fazer o bloco orgânico de vidas: DNA RNA e proteína. Para legumes, obter nitrogênio via nódulos vem com um custo, porque a planta necessita gastar energia e recursos para sustentar a bactéria. Devido a essa compensação, os legumes mantêm um balanço fino de nodulação.

“A forma de nódulos em raiz em resposta níveis baixos de moléculas de nitrogênio fixado como nitrato”, explica a autora do estudo Hanna Nishida. “Quando a concentração de nitrato do solo aumenta, os legumes podem responder com a inibição da raiz de nodulação. O mecanismo dessa resposta é desconhecido, então nosso objetivo era identificar como a regulação dependente de nitrato acontece nessas plantas”, explicou.

A equipe de pesquisa desempenhou um rastreamento genético, quimicamente mutável do gene L. japonicus e buscou mutações que processaram nódulos que não respondem ao nitrato. Eles encontram um gene, chamado de nitrate unresponsive symbiosis 1 (NRSYM1), que quando mutado está no solo. Além disso, eles encontraram a mesma mutação que rompe a regulação nodular em vários outros pontos de controle.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete