22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Falta de chuvas pode comprometer 30% da soja no RS

2018-01-19 18:15:00

Na avaliação de Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica, o Rio Grande do Sul precisa urgentemente de novas chuvas, sob pena de comprometer nada menos que 30% da safra de soja plantada. “As chuvas ocorridas na última semana trouxeram um pequeno alento aos produtores, pelo menos onde ocorreram de fato, pois em muitos municípios choveu muito pouco ou mesmo nada”, diz ele.

Segundo Pacheco, nas cultivares com período maior de crescimento até a floração, espera-se uma retomada na evolução das plantas até a plena floração, com as plantas entrando nesse estágio com maior área foliar e porte mais adequado: “Essa perspectiva ainda é possível para 60% das lavouras que se encontram em desenvolvimento vegetativo, mas ainda assim, dependerá da sequência de chuvas nos próximos dias ou semanas”.

“Todavia, para aquelas que se encontram em adiantado estágio de floração (30%) e em formação dos grãos (10%), as preocupações são muito grandes pelo pequeno porte das plantas, principalmente em cultivares muito precoces, o que poderá comprometer bastante a produtividade final. Em condições de solos mais declivosos e/ou rasos, já há lavouras com sintomas de amarelecimento das folhas e murcha de plantas em reboleiras (áreas definidas dentro de uma mesma lavoura)”, comenta.

“Nas lavouras implantadas há menos tempo e que não tiveram oportunidade de um enraizamento mais profundo, já se notam falhas pela morte de plantas. As condições meteorológicas das próximas semanas serão decisivas para obtenção de uma boa safra. Dada a fase em que se encontra a cultura, um bom regime de chuvas durante esse período ainda é capaz de garantir plena recuperação às lavouras e produtividades aceitáveis”, conclui Pacheco. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete