29.4 C
Amambai
segunda-feira, 18 de março de 2024

FAO diz que degradação dos solos aumentou no mundo

2017-12-14 14:02:00

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) emitiu um comunicado na semana passada onde afirma que a degradação dos solos a nível mundial aumentou em função de práticas inadequadas de manuseio da terra. O comunicado foi feito no Dia Mundial do Solo, que foi na terça-feira (05.12), com o lema “Cuidar do planeta começa com o solo”.

O braço das Nações Unidas afirmou que aproximadamente 33% dos solos no mundo estão degradados e o problema foi atribuído as práticas inapropriadas de manejo e a pressão do ser humano estariam intensificando a degradação.

A FAO ainda recordou que no mundo mais de 10 milhões de pessoas já abandonaram seus países de origem para migrar para outros países em função de questões ambientais como seca, erosão do solo, desertificação e desmatamento. A organização estima que a população mundial deve atingir 9 bilhões de pessoas até o ano de 2050, o que forçará os produtores rurais a produzirem no mínimo 49% de alimentos nas condições de um clima cada vez mais variável e muito difícil de prever.

O comunicado foi feito também pela Parceria Global do Solo, que tem cinco pilares de ação que visam amenizar esses problemas. Promover a gestão sustentável dos recursos do solo; Incentivar o investimento, cooperação técnica, política, o ensino e a extensão; Promover Projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) na área dos solos; Reforçar a quantidade e qualidade dos dados e da informação sobre o solo; Apoiar a harmonização de métodos, medições e de indicadores para a gestão sustentável do solo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete