25.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Agroconsult mantém estimativa da soja do Brasil; reduz a de milho

2017-11-24 13:02:00

A Agroconsult estimou nesta quinta-feira a safra de soja do Brasil na temporada 2017/18 em 111 milhões de toneladas, inalterada em relação à estimativa de setembro, mas apontou um viés de alta com uma regularização do clima para o plantio. O diretor da Agroconsult, André Pessôa, disse que apesar do atraso inicial no plantio as chuvas permitiram uma aceleração dos trabalhos e a implantação da maior parte das sementes foi feita com qualidade, um bom indicativo para a safra.

Se o clima colaborar, Pessôa disse não descartar que o Brasil atinja as 115 milhões de toneladas recordes do ano passado, quando a safra teve produtividades históricas. A Agroconsult estimou aumento de 3 por cento na área de soja do Brasil ante a temporada passada, para um recorde de 35 milhões de hectares, um crescimento que se dá com a oleaginosa tomando terras antes dedicadas ao milho primeira safra.

Mas a produtividade média da safra foi estimada em 53 sacas por hectare, ante 56 sacas da temporada passada, quando o país registrou seu melhor resultado. Essa produtividade considera uma linha de tendência histórica, mas o analista lembrou que as tecnologias melhoraram recentemente.

“Não me surpreenderia se tiver produtividade nesta safra acima da linha de tendência”, afirmou Pessôa, durante evento promovido pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). No caso do milho, a Agroconsult estimou uma safra menor que as 95,3 milhões de toneladas previstas em setembro, apontando agora para 94,4 milhões, com uma menor safra de verão. Isso representa uma queda importante ante o recorde da temporada passada (99,8 milhões), segundo a consultoria.

A safra de verão foi estimada agora em 24,8 milhões de toneladas, ante 26,1 milhões em setembro, versus 30,5 milhões no ciclo anterior, segundo a Agroconsult. Pessôa também mostrou preocupação com eventuais chuvas na colheita de soja, no início do ano que vem, o que poderia fazer com que o milho segunda safra fosse plantado em período fora do ideal. Isso poderia levar produtores a reduzir investimentos na semeadura ou mesmo desistir de algumas áreas. Na sua palestra, o consultor ressaltou ainda que a comercialização antecipada de algodão atingiu 56 por cento da safra futura, “a preços muito bons”, o que traz boas perspectivas. A Agroconsult estimou um crescimento de 20 por cento no plantio de algodão ante a safra passada, para 1,13 milhão de hectares. O analista não divulgou dados de produção. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete