26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Famasul participa de lançamento oficial do Censo Agropecuário 2017

2017-09-23 19:02:00

O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS participou, na quarta-feira, (20), do lançamento oficial do Censo Agropecuário 2017, idealizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, durante reunião promovida pela Assembleia Legislativa do Estado.

A Federação apoia o trabalho que levantará informações atualizadas do setor agropecuário, captando números sobre a quantidade de estabelecimentos existentes, rebanhos, área plantada e moradores.

De acordo com o gestor da Unidade Técnica do Sistema Famasul, Justino Mendes, várias ações já foram desenvolvidas pela instituição no sentido de apoiar o trabalho do IBGE no Estado. “Sediamos um dos encontros oficiais do instituto, no qual estiveram presentes vários setores da sociedade civil. Além disso, solicitamos apoio dos 69 sindicatos rurais associados, a fim de esclareçam os produtores sobre a importância da coleta de dados”, argumenta.

“É importante que a população saiba que os dados divulgados pelo IBGE são o resultado do compilamento de todas as respostas e será fundamental na elaboração de políticas públicas para o setor”, acrescenta o representante da Famasul.

O evento contou com a presença do representante nacional do IBGE, Roberto Luis Olinto Ramos, que destacou o desenvolvimento do censo, possibilitado pela tecnologia digital. “Os dados serão captados por meio de aparelhos eletrônicos integrados a mapas de geoprocessamento. A informatização no processo de coleta de dados permitirá a realização de bases estatísticas e cientificas com detalhes inéditos, em relação aos levantamentos anteriores.

O trabalho de campo terá início no dia 1º de outubro e se estende até fevereiro de 2018, com visitas às propriedades rurais dos 79 municípios. A ação atualizará o último levantamento divulgado há mais de uma década (2006) e que auxiliará na compreensão das particularidades sociais e econômicas do meio rural.

Sobre o Censo Agropecuário – A partir de outubro de 2017, o IBGE vai a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. Trata-se do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, que irá mobilizar milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados.

O Censo Agropecuário terá a coleta de dados executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. A data de referência adotada para a pesquisa é 30 de setembro de 2017, a qual estarão referidas as informações sobre estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete