21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Embrapa desenvolve tecnologia biológica contra nematoides

2017-08-19 10:03:00

Dois novos ativos tecnológicos voltados ao mercado de defensivos agrícolas foram anunciados pela Embrapa. Tratam-se de extratos naturais obtidos do resíduo da fabricação de biocombustíveis e celulose, e um deles serve de matéria-prima para a fabricação de nematicidas – especialmente para controle do gênero Meloidogyne.

A tecnologia, captada da extração de óleo de grãos, possui também efeito nematostático, ou seja, capaz de paralisar e reduzir a infestação de nematoides. Pesquisador da Embrapa Agroenergia, Clenilson Rodrigues afirma que a origem vegetal, e não petroquímica, é um diferencial sobre os produtos existentes hoje no mercado.

“Queremos colocar no campo um produto natural e que seja mais específico. Os nematicidas sintéticos normalmente têm amplo espectro e acabam afetando a microbiota de que as espécies vegetais necessitam para se desenvolver. Com isso, acaba-se eliminando outros organismos que poderiam auxiliar o desenvolvimento da lavoura, além de provocar contaminação de solo, lençol freático, etc”, explica.

Ele acrescenta que há possibilidade de se fazer pequenas modificações na estrutura química do princípio ativo para potencializar a atividade nematicida. “Em busca dessa alternativa, processos de isolamento estão sendo desenvolvidos para se chegar ao princípio ativo, o qual será empregado como molécula precursora para inclusão de grupos funcionais que irão conferir maior eficiência e especificidade ao produto, além da estabilidade necessária para ser aplicado em campo”, explica.

Outra tecnologia que pode ser aplicada ao mercado de agroquímicos é a lignina kraft, gerada nos resíduos da indústria de papel e celulose. Com esse material, os pesquisadores conseguiram microencapsular um composto para manejo integrado de pragas, de forma que ele passasse a ser liberado lentamente no campo.

De acordo com a Embrapa, a vantagem dessa tecnologia em relação às já disponíveis no mercado para liberação controlada de produtos é o uso de uma matéria-prima abundante, residual e, portanto, de baixo custo. “É um resíduo que tem um valor baixo de mercado e possui boas propriedades para microencapsulamento e nanoencapsulamento, por exemplo, a facilidade de interação com moléculas semioquímicas”, afirma o pesquisador Silvio Vaz Júnior, da Embrapa Agroenergia.

A empresa pública de pesquisa procura agora parceiros para as próximas etapas do desenvolvimento das tecnologias. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete