21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sistema permite calcular custos da pecuária de corte de forma simples

2017-03-29 16:03:00

Recém-lançado pela Embrapa (Brasília/DF), o sistema Custobov permite calcular as margens que refletem o desempenho econômico da propriedade e fornece ao produtor uma série de análises que permitem o controle financeiro de negócio.

Desenvolvido no formato de planilha eletrônica (excel), a ferramenta permite reprodução sem limites, podendo-se criar quantos arquivos sejam necessários para representar diferentes fazendas ou diferentes exercícios (anos) para uma mesma propriedade.

Confinamento

O idealizador do Custobov, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Fernando Paim Costa, diz que um dos indicadores para que a pecuária de corte tenha baixo nível de gestão é que um grande número de produtores não tem na ponta do lápis os gastos para produzir uma arroba de boi ou um bezerro que ele vende.

“Isso acontece, primeiro, porque o produtor tem certa dificuldade de registrar todo o movimento financeiro, todas as compras que faz de insumos, pagamentos etc. Mesmo que ele registre tudo isso, não existe uma ferramenta na qual possa inserir esses dados e, a partir daí, conhecer os custos de produção. Por isso, o Custobov pode ajudar bastante por ser um aplicativo simples e estar disponível de forma fácil e gratuita no site da Embrapa”, explica. Clique aqui para baixar a planilha.

Embora o aplicativo seja primordialmente uma ferramenta de controle, voltado a avaliar situações reais, também é possível usá-lo como auxílio nos processos de planejamento e tomada de decisões. A pesquisadora da Embrapa Gado de Corte na área de socioeconomia, Mariana Pereira, enfatiza que quanto mais eficientemente o produtor fizer o controle financeiro dentro da propriedade e inserir as informações no Custobov, o resultado do custo de produção vai ser mais preciso e mais adequado para a tomada de decisões.

Como usar. Após o interessado salvar o Custobov no computador, ele deverá ler o manual para entender como usar o aplicativo. Paim explica que para cada uma das quatro planilhas que devem ser preenchidas, existe uma sessão explicativa no manual.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete