21.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Benefício de investimento em usinas não deve ser no curto prazo

2017-02-16 11:02:00

Os benefícios dos recentes investimentos de empresas no Brasil para o aumento da capacidade de produção das usinas de cana-de-açúcar não devem ser sentidos no curto prazo, disse Marcelo de Andrade (Foto), presidente global Cofco Agri, estatal chinesa do setor agro. A própria Cofco investiu para aprimorar o processo de cristalização em uma de suas usinas no Brasil, projeto que acabou sendo entregue com dois meses de atraso, segundo disse Andrade, durante conferência do setor em Dubai.

Ele explicou que os altos preços do açúcar incentivaram investimentos por parte de grandes empresas, deixando os fornecedores relativamente despreparados para atender a tanta demanda. Andrade defendeu que todos esses projetos não devem ser convertidos em potencial de produção pelo menos até a safra de 2018/19.

Ainda sobre o mercado de açúcar nacional, Jeremy Austin, diretor da filial da trading Sucden no Brasil, disse que uma grande colheita neste ano vai testar a infraestrutura de transporte do Brasil. O maior gargalo vai ser no fim do ano, quando o alimento deve disputar espaço nos caminhos e trens com outras commodities. "Os custos de se transportar o açúcar até os navios vão variar um pouco", disse Austin. Tanto Austin quanto Andrade esperam que o sistema ferroviário passe por uma sobrecarga neste ano.

Os benefícios dos recentes investimentos de empresas no Brasil para o aumento da capacidade de produção das usinas de cana-de-açúcar não devem ser sentidos no curto prazo, disse Marcelo de Andrade, presidente global Cofco Agri, estatal chinesa do setor agro.

A própria Cofco investiu para aprimorar o processo de cristalização em uma de suas usinas no Brasil, projeto que acabou sendo entregue com dois meses de atraso, segundo disse Andrade, durante conferência do setor em Dubai. Ele explicou que os altos preços do açúcar incentivaram investimentos por parte de grandes empresas, deixando os fornecedores relativamente despreparados para atender a tanta demanda.

Andrade defendeu que todos esses projetos não devem ser convertidos em potencial de produção pelo menos até a safra de 2018/19. Ainda sobre o mercado de açúcar nacional, Jeremy Austin, diretor da filial da trading Sucden no Brasil, disse que uma grande colheita neste ano vai testar a infraestrutura de transporte do Brasil.

O maior gargalo vai ser no fim do ano, quando o alimento deve disputar espaço nos caminhos e trens com outras commodities. "Os custos de se transportar o açúcar até os navios vão variar um pouco", disse Austin. Tanto Austin quanto Andrade esperam que o sistema ferroviário passe por uma sobrecarga neste ano.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete