20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Embrapa lança livro sobre conhecimento tradicional

2016-05-30 09:01:00

O conhecimento tradicional é um grande indicador do grau de integração da evolução cultural do homem com o ambiente através de processos contínuos e dinâmicos, gerando conhecimentos. Manifesta-se por meio da arte, das práticas artesanais, das práticas agrícolas, dos costumes, de vestimentas, da criação de instrumentos de trabalho e nos hábitos alimentares, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional e o meio ambiente.

Em um contexto de crise como a que a sociedade humana enfrenta tende a favorecer a maior interação da ciência e de suas instituições com os sistemas de saberes dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

O paradigma da interação entre conhecimento tradicional e conhecimento científico é abordado na publicação Conhecimento Tradicional: conceitos e marco legal, que compõe o volume 1 da Coleção Povos e Comunidades Tradicionais, lançada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). O livro apresenta uma contribuição ao debate teórico e conceitual sobre o tema, por meio da reflexão de pesquisadores e acadêmicos de campos diversos do conhecimento, como antropologia, sociologia, biologia, ecologia, agronomia, economia, direito.

A coleção apresenta neste volume conceitos de comunidade tradicional, patrimônio ambiental, diversidade cultural e de etnociências; trata do marco legal segundo a nova Lei de Acesso e Repartição de Benefícios (Lei 13.123/2015) e da primeira anuência prévia brasileira; e relata experiências da Embrapa com povos indígenas e comunidades tradicionais, especialmente em ações que visam a segurança alimentar e nutricional, a conservação e o uso da agrobiodiversidade.

"Esta publicação lança uma reflexão sobre a necessidade de a pesquisa agropecuária adotar diretrizes que valorizem e reconheçam a importância do conhecimento tradicional associado para, conjuntamente, fazer frente aos grandes desafios impostos, por exemplo, pelas mudanças climáticas para a agricultura mundial", destaca Consolacion Udry, uma das editoras técnicas do livro e analista da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (SGI).

Sobre os autores

O volume 1 da Coleção Povos e Comunidades Tradicionais ‒ Conhecimento Tradicional: conceitos e marco legal ‒ reúne 16 autores brasileiros e estrangeiros, entre os quais os professores brasileiros Manuela Carneiro da Cunha e Carlos Brandão, o professor mexicano Arturo Argueta Villamar, a promotora de justiça Juliana Santilli (falecida em novembro/2015), e pesquisadores da Embrapa e de outras instituições que têm pautado sua produção científica pelo compromisso com os sistemas de saberes dos povos e comunidades tradicionais (PCTs), com o diálogo de saberes e a busca de inovação com sustentabilidade.

A Coleção

A Coleção Povos e Comunidades Tradicionais foi criada com o objetivo de dar maior visibilidade para sociedade sobre o dialogo entre os sistemas de saberes tradicional e o cientifico  e o conjunto de ações que a Embrapa, como empresa pública, vem realizando em todo o País, em diferentes áreas de pesquisa e com metodologias participativas de construção do conhecimento, que buscam convergências com essas comunidades e ampliam o apoio às políticas públicas voltadas para os povos e comunidades tradicionais no Brasil.

Os volumes já previstos para a coleção, em número de 7, abordam temas variados entre os quais se destacam conceitos e metodologias, legislação específica, experiências em PD&I da Embrapa na interação com povos e comunidades tradicionais em diferentes regiões do País, sistemas agrícolas tradicionais, segurança alimentar e nutricional, polinizadores como indicadores de monitoramento ambiental, mudanças climáticas, conservação e uso dos recursos genéticos da biodiversidade.

Com a coleção a Embrapa espera contribuir para que o Brasil assuma o compromisso de preservar e compreender ao máximo os conhecimentos expressos na sua pluralidade étnica e cultural, preservando a biodiversidade como grande patrimônio para a humanidade no presente e no futuro.

Serviço

Coleção Povos e Comunidades Tradicionais – Conhecimento Tradicional: conceitos e marco legal, volume 1 está disponível na Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria), ao preço de R$ 25,00. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (61) 3448-4236 ou Fax (61) 3448 2494.

Selma Beltrão (JP 2490 DF)

Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF)

[email protected]

Selma Beltrão (2490 DF) 
Embrapa Informação Tecnológica 
informacao-tecnologica.imprensa@embrapabr 
Telefone: 34484162

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete