22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Projeto tenta diminuir em 80% a importação de produtos em Mato Grosso do Sul

2016-02-12 15:55:00

Programa estadual atualmente sendo estruturado promete, a médio prazo, diminuir em 80% a importação de produtos da horticultura de outros estados.

A horticultura envolve cultivo de frutas, flores ornamentais e para uso terapêutico, de hortaliças, produção de árvores e paisagismo para parques e jardins.

Conforme levantamento da Central de Abastecimento do Estado (Ceasa) e informações da Superintendência de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso do Sul, somente 20% do que é comercializado na unidade é produzido aqui.

O superintendente de Desenvolvimento Rural do Estado, Edwin Baur, afirmou que será possível reverter essa situação. "Temos todas as condições de reverter esses números e produzir inclusive para exportar”, afirmou, via assessoria de imprensa.

Esse trabalho para tentar incentivar os produtores locais está sendo discutido entre a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vetegal (Iagro).

Os três entes ainda precisam definir as diretrizes do programa para conseguir a implantação no Estado. De acordo com nota do governo, o engenheiro agrônomo Altair Luiz da Silva vai coordenar o trabalho. A pesquisadora de frutas da Agraer de Dourados, Cássia Regina Yurico Ide Vieira, também integra a coordenação.

“Vamos reunir técnicos e aproveitar a expertise de cada um para focar principalmente na ampliação da produção com sustentabilidade”, garantiu o superintendente Baur. Não foi divulgado o calendário do programa e quando ele, de fato, será implantado em Mato Grosso do Sul. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete