20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Laboratório de Informática de Itaquiraí dá cursos a alunos de 10 anos até idosos

2015-04-01 17:17:00

Roney Minella

A Prefeitura de Itaquiraí, através do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, está ministrando aulas de informática para centenas de alunos, nos períodos matutino e vespertino. Para principiantes está sendo oferecido o curso básico, e o curso avançado para os que já têm iniciação em computação básica.

O CURSO

A coordenadora do Laboratório de Informática, professora Deborah Cristina Ricieri, informa que as aulas de informática têm 05 módulos: 1º – Introdução à Informática, 2º – Internet, 3º – Microsoft Word 2010, 4º – Power Point 2010, e 5º – Excel 2010. “Ministramos cursos completos, com apostilas gratuitas para todos os alunos. Enfim, o curso é totalmente gratuito, mantido com investimentos do Município”, explica Deborah.

A instrutora acrescenta que este ano, além de atender a população urbana, “também estaremos atendendo os sitiantes, moradores de fazenda, os quais poderão fazer o curso uma vez por semana, onde o curso terá 03 horas/aula”. Segundo ela, o Laboratório de Informática possibilita ao aluno realizar pesquisas gratuitas, “e também atendemos as escolas estaduais, municipais e particulares, com aulas programadas, se o professor solicitar”.

Outra novidade anunciada por Deborah Ricieri é que o Laboratório de Informática do Município está aceitando inscrições para alunos de 10 anos acima. “Aliás, a clientela deste ano está bastante eclética, pois, temos crianças, jovens e até idosos buscando conhecer o mundo da informática, a navegação na internet, enfim, os avanços da informação através do computador. Portanto, o Município de Itaquiraí está fazendo sua parte no sentido de combater a exclusão digital e os analfabetos digitais”, sustenta a professora.

Neste contexto, a proposta é de democratização do acesso às tecnologias da Informação, permitindo a inserção de todos na sociedade da informação. Para o secretário de Educação, Francisco Eurico Ribeiro, a inclusão digital é também simplificar a rotina diária, maximizar o tempo e as potencialidades.

“Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza o mundo digital para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado e relacionamento com as pessoas. Por isso, a importância deste curso de informática, onde nossa proposta é trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão. Na verdade, não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas, e nossos cursos dão estas respostas aos alunos”, afirma Eurico.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete