21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Município faz palestra de incentivo à criação de peixes em cativeiro

2015-03-26 16:10:00

Roney Minella

Produtores de Itaquiraí, especialmente os integrantes da agricultura familiar, participaram da segunda palestra deste ano sobre piscicultura. O tema foi amplamente apresentado pelo engenheiro agrônomo, analista de desenvolvimento econômico da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF), João Sotoya, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Itaquiraí.

A palestra aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com as presenças do vice-prefeito, secretário de Agricultura Daniel Mamédio do Nascimento, do agroindustrial e Gerente da Dellmare Pescados, Unidade de Mundo Novo, Roni Guinter Lamb, do representante do Legislativo, vereador Antônio Zuza, técnicos da Agraer de Itaquiraí e Naviraí, produtores e representantes de associação rurais.

A piscicultura iniciada no Estado na década de 80, a participação da Universidade Federal de MS no projeto, o confinamento de peixes como atividade econômica, a finalidade de repovoamento nas barragens, quem foram os pioneiros na produção de peixe em cativeiro, os frigoríficos em atividade e as instituições envolvidas na piscicultura abriram as informações prestadas pelo agrônomo Sotoya.

Ao garantir que a piscicultura é mais rentável entre as demais atividades produtivas, o analista da Sepaf afirmou que a proposta de fomento resulta no aproveitamento de áreas improdutivas ou de baixo rendimento agropecuário, transformando-as em elevada produtividade; na eficiente conversão alimentar, pois, o peixe come pouco e cresce muito; diversificação da propriedade. “O importante de tudo isso é que a piscicultura permite o retorno rápido do capital investido, ao mesmo tempo em que se contribui para a redução na pressão sobre a pesca nos rios e, principalmente, melhora o nível nutricional da população”.

Com argumentos convincentes, João Sotoya, chamou a atenção, despertando o interesse de produtores pela piscicultura. Neste contexto, o consultor detalhou todos os passos a serem seguidos para quem vai ingressar na atividade, orientando desde a inscrição estadual, licenciamento ambiental, planejamento do negócio, escolha do local (observando o solo, relevo, topografia, água, chuva e vento), infraestrutura (estradas, energia, mão de obra), e créditos. Também abordou sobre as instalações, para que haja longevidade dos tanques, dependendo, inclusive, da origem da água (rio, poço, gravidade, canal). “O reaproveitamento da água, para que ocorra o uso mínimo do recurso natural, são detalhes que podem fazer a diferença na hora do custo-benefício”, disse o agrônomo.

Outros 40 importantíssimos itens sobre a piscicultura foram abordados minuciosamente, esclarecendo as mais variadas dúvidas apresentadas pelos produtores. Sotoya apontou que a efetiva participação de um técnico para acompanhar desde a construção dos tanques visando o melhor aproveitamento dos espaços e dos recursos hídricos, até a escolha dos alevinos, a alimentação e venda dos peixes são questões fundamentais para se ter o sucesso do negócio.

O gerente da Dellmare, Roni Lamb, após informar que a empresa está há 10 anos no mercado brasileiro, sustentou aos produtores de Itaquiraí que o frigorífico de peixe da Dellmare, unidade de Mundo Novo, está buscando estabelecer parcerias para a compra de peixes, especificamente de tilápia. “Nossa capacidade de abate é de 10 toneladas por dia. Quem produzir terá mercado garantido, pois, estaremos formalizando contratos de compras”, sustentou o industrial.

Ao incentivar e apoiar a produção de peixes em cativeiro, o secretário de Agricultura de Itaquiraí disse que o objetivo é acrescentar mais uma matriz econômica ao setor produtivo. “Hoje temos a produção leiteira como uma das principais fontes de renda. Nossa meta é incrementar com mais atividades, tais como a piscicultura e hortifrutigranjeiros. Integrando estas atividades os produtores obterão uma renda muito maior em suas propriedades”, salientou Daniel Mamédio ao justificar a realização da palestra de fomento à piscicultura.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete