22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Caarapó comemora 56 anos de emancipação política hoje

2014-12-20 00:01:00

O que 56 anos representa para uma cidade, que em relação as vizinhas ainda é uma jovem menina, tendo muito o que ‘crescer e aparecer’? E para comemorar 56 anos de emancipação política o CaarapoNews conversou com algumas pessoas que virão e crescerão juntamente com Caarapó, e também realizou pesquisas em diversos livros.

“Uma cidade que tem toda sua história ligada a da Argentina, do Paraguai e do Mato Grosso, envolvendo as tentativas de colonização de Iguatemi, de Dourados, de Vacaria e de Guairá pelos Jesuítas vindos do Vice-reinado do Prata e do Paraguai”, cita o autor Ramão Vargas de Oliveira no livro ‘Conhecendo Caarapó: geo-história do município’, disponibilizado na biblioteca municipal.

No livro o autor também explica o significado do nome do município, que vem através dos ervais de erva mate existente na região no início da colonização, sendo Caa + rapó, que quer dizer raiz da erva mate. Com início da colonização através da erva mate em 1927 com a implantação de Santa Luzia, que atualmente é a cidade de Juti. E no ano de 1948 foi criado o distrito de Caarapó, sendo subordinada ao município de Dourados. Já em 20 de dezembro de 1958 é concedido o desmembramento e dois dias depois distritos passaram a fazer parte do município de Caaarapó, sendo Juti e Naviraí.

Porém os anos se passam e Naviraí é constituída cidade. Então é criado em 1963 o distrito de Cristalina e Nova América, sendo anexados ao município em questão. E em primeiro de janeiro de 1987 Juti também desmembrada, elevada à categoria de município.

E em meio a tanta gente chegando em Caarapó no início de sua colonização, veio de Jampruca-MG um senhor muito simpático, chamado Antônio Peron, hoje com 67 anos, na época em 1 de agosto de 1962 com apenas 15 anos de idade, em busca de uma vida melhor, chegando aqui como diz o ditado ‘com uma mão na frente e outra atrás’. “Cheguei aqui sozinho, sem pai e mãe, sem dinheiro, mas vim com o desejo de trabalhar e construir algo aqui”, conta Peron.

Antônio que hoje é pecuarista, conta a reportagem do CaarapoNews que trabalhou muito e se considera uma pessoa que ajudou a alavancar a economia no município e contribuição em seu crescimento.

“Quando cheguei aqui não tinha quase nada, a maioria das casas eram de madeira e sapé, o comercio era bem pouco e tudo que precisávamos tínhamos que ir para Dourados. Então trabalhei muito e acredito que ajudei a alavancar a economia no município, pois cheguei aqui sem nada, e hoje praticamente tudo que construí está em Caarapó, que agora quem cuida são meus filhos e netos”, afirma o pecuarista.

Outra pessoa que também acredita que mudou muita coisa de 1927 até 2014 é o comerciante proprietário da relojoaria Glória, localizada no centro de Caarapó a 42 anos, João Aristides Salatini. “Estou no comercio a 42 anos e no centro comercial da cidade existiam pequenas casas de madeira, poucas de alvenaria. Não existiam supermercados, eram pequenas mercearias, os hotéis eram pensões. Já hoje as empresas que se instalaram na cidade são maiores, e há uma mudança muito grande, pois as construções comerciais se modernizaram acompanhando o progresso da cidade”, conta o comerciante.

Maria Delmira Tereza, é mais uma pessoa que conviveu com o crescimento de Caarapó, morando na cidade há mais de 40 anos. “Quando vi pra cá Caarapó não era nem cidade direito, quase não tinha casas, era só mato, em frente de casa mesmo era só mato, e não tinha energia elétrica na cidade. Escola para as crianças só tinha o Joaquim Alfredo Vianna, Igreja era só a Matriz (católica), agora tudo melhorou”, diz a dona de casa.

E por falar em crescimento e muitas mudanças no município. Hoje em Caarapó existem aproximadamente 30 mil habitantes de acordo com fontes da prefeitura municipal, sendo que no censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) possui uma população estimada em 2014 de 28.001 habitantes; em base ao censo de 2010, que equivale a 25.767 habitantes do município, totalizando um crescimento de 2.234 mil habitantes.

A economia é constituída através do comercio, usinas, frigoríficos, agricultura e pecuária. Além disso, segundo dados IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) de 2011, Caarapó possui um desenvolvimento moderado na educação, saúde e emprego e renda.

Os dados de 2011 também afirmam que Caarapó possui 75,1% de desenvolvimento em relação a todas as cidades do Centro-oeste.

Para comemorar o aniversário de 56 anos de Caarapó, este ano será realizado somente a queima de fogos na virada do ano e sorteio de prêmios para quem pagou o IPTU em dia. Já os shows que nos últimos anos foram realizados não aconteceram, pois segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o cancelamento é em função da crise financeira que os municípios pequenos estão passando.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete