15.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Coronel Sapucaia inaugura Escola Indígena

2014-09-02 19:04:00

A prefeita municipal de Coronel Sapucaia, Nilceia Alves de Souza e a secretária de Educação e Cultura, Helena de Souza, juntamente com a vice-prefeita professora Sandra Luiza Barbosa o capitão da Aldeia Taquapery, Jonas Batista e o diretor da Escola Ñande Reko Arandu, Enoque Batista, inauguraram nesta terça-feira (02/09), às 8 horas a nova unidade escolar na Aldeia Taquapery, a nova escola inicialmente será uma extensão na Escola Indígena Ñande Reko Arandú.

Serão atendidos 173 alunos, sendo 5 turmas no período matutino e 2 turmas no período vespertino, todos do Ensino Fundamental.

A nova estrutura conta com 6 salas de aula, 1 sala de informática, 1 sala de leitura, banheiros, sala dos professores, secretaria, sala da direção, cozinha, área de serviço e um amplo pátio.

A obra foi construída com partes do recurso do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e recurso próprio da administração municipal.

Segundo a secretária municipal de educação Helena de Souza a nova escola só receberá o nome oficial em 2015 após a comunidade se reunir e definir em plebiscito, após a decisão da comunidade a indicação vai para Conselho Municipal de Educação e para a Câmara Municipal para votação e aprovação.

A prefeita Nilceia ressaltou "Estamos investindo na qualidade de vida da população indígena, estamos inaugurando hoje essa escola e em breve estaremos inaugurando um posto de saúde aqui na aldeia Taquapery, uma conquista nossa, para garantir um atendimento rápido e de qualidade para nossas crianças, mamães, jovens e adultos. Parabéns essa conquista merece ser comemorada", finalizou a prefeita

Também estiveram prestigiando a cerimonia de inauguração da escola representando o prefeito de Capitán Bado Ranfis Gonzalez o senhor Esmael Valiente, a vereadora Claudia Ferreira Maciel, o vereador José Segundo Rocha, a coordenadora pedagógica da Educação Indígena, Nídia Sanabria, o secretário de Obras, Eder Alberto Arevalo, o secretário de Saúde Pública, Eleonor de Jesus Ximenes, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Raimundo da Cruz, secretária de Esporte Juventude e lazer, Rosangela de Almeida, a secretária de Assistência Social, Odete de Araujo, o coordenador da escola Ñande Reko Arandu, Amaro de Souza Rocha e o educador Elias Lopes.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete