21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prefeitura de Caarapó inicia obras de novo centro de Educação Infantil

2014-08-21 11:12:00

A prefeitura de Caarapó está executando as obras preliminares do novo centro de Educação Infantil aprovado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC). No local, que fica na região da comunidade São Jorge, zona urbana da sede do município, está sendo construído o chamado “muro de arrimo”, que antecede a construção da escola propriamente dita.

A obra – projeto padrão do governo federal para abrigar 130 alunos – deverá custar mais de R$ 700 mil entre recursos federais e próprios do município. Trata-se de ação parlamentar do deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), que viabilizou a liberação dos recursos junto ao FNDE, por reivindicação do prefeito Mário Valério (PR) e com respaldo da Câmara de Vereadores local.

Conforme o prefeito de Caarapó, “trata-se de uma importante ação, pois poderemos atender uma grande demanda de vagas na educação infantil”, declarou. “Esse setor ainda sofre de uma relativa carência, por conta do crescimento populacional do nosso município, o que gera aumento nas demandas sociais”, acrescentou.

CMEI com recursos próprios

Em maio deste ano, a prefeitura de Caarapó inaugurou um novo centro de Educação Infantil, que recebeu a denominação de CMEI Roseli Alves de Brito, e atende 100 crianças. O prédio – onde funcionava a Guarda Mirim de Caarapó – foi totalmente reformado, com a construção de amplas salas de aula, berçário, salas de direção e de professores, banheiros, refeitório e outras instalações, para abrigar crianças entre zero e cinco anos, em regime de creche e de pré-escola. A rua frontal ao estabelecimento de ensino também recebeu pavimentação asfáltica.

A obra da escola e da pavimentação asfáltica foi executada com recursos próprios do município. “Priorizamos a área de educação e, por esse motivo, viabilizamos os recursos necessários para a obra, de modo a aumentar os atendimentos no setor de educação infantil”, ponderou na ocasião o prefeito Mário Valério.

Conforme o prefeito de Caarapó, o crescimento econômico do município está atraindo muita gente para o município, aumentando as demandas sociais, como é o caso da educação. Nesse sentido, a educação infantil é uma das principais questões que a administração municipal deverá equacionar.

Atualmente, o município de Caarapó mantém pouco mais de 1,2 mil crianças na Educação Infantil, distribuídas nos centros municipais Júlio Ushigima, Roseli Alves de Brito, Frei Mateus, Dona China, Rita Tereza de Araújo (com sede no distrito de Nova América e extensão no distrito de Cristalina), Aristides Maciel da Silva, Armando Campos Belo, duas salas na Reserva Indígena Te’ýikue e duas salas na Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete