24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Atividades marcaram o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites

2014-08-01 20:36:00

Na segunda-feira, 28 de julho, dia em que é celebrado o Dia Mundial de luta contra as Hepatites, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde de Aral Moreira desenvolveu diversas atividades para lembrar a data.

A ação, que envolveu os agentes e profissionais de saúde das UBS do União Guarani e Cirillo Rossatti, teve como objetivo sensibilizar a população sobre o perigo das hepatites e a importância da prevenção.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município profissionais da saúde realizaram palestras abordando o assunto. Na ocasião, houve também a vacinação contra a Hepatite B, sendo imunizadas cerca de 100 pessoas.

Já nessa terça-feira a mobilização ganhou as ruas do município. Durante todo o dia, agentes de saúde estiveram na área central da cidade realizando uma “blitz educativa”, que a principio aconteceria junto às palestras mas, em virtude do mau tempo acabou sendo transferida, com a distribuição de folders educativos com orientações e os cuidados que devemos ter contra a Hepatite. Junto com os informativos também foram entregues preservativos.

A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Aparecida Soligo exaltou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela administração Municipal no setor de saúde do município e destacou a importância da realização de ações de prevenção à saúde.

Hepatites

As hepatites virais são doenças causadas, geralmente, pelos vírus A, B e C que provocam inflamação do fígado. Por serem doenças silenciosas, nem sempre a pessoa infectada apresenta sintomas. O diagnóstico e tratamento precoce dessas doenças podem evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado.

Para prevenir as hepatites virais deve-se usar preservativos em todas as relações sexuais, não compartilhar objetos como escovas de dentes, lâminas de barbear ou de depilar, seringas e agulhas, cachimbos e canudos (caso usuário de drogas), materiais para fazer tatuagens e piercings; utilizar material de manicure individual ou esterilizado. Contra a hepatite B temos a vacina é gratuita e faz parte do calendário de vacinas do Ministério da Saúde.
O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue. No Serviço Municipal de Infectologia está instalado o Ambulatório de Hepatites Virais que atende pessoas com casos confirmados de hepatites B e/ou C por meio de uma equipe especializada e, se houver indicação, realizam todo o tratamento, que é feito com medicações específicas fornecidas pelo SUS.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete