27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Naviraí inicia projeto para construção de UPA

2014-04-24 10:49:00

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência de Saúde, trabalha para implantação de mais um serviço na área da saúde. A gerente Anelize Coelho, revelou que um projeto está sendo elaborado para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). “O prefeito Léo Matos nos determinou que fossemos em busca desde beneficio. Ninguém tira isso da cabeça dele”, disse a gerente.

Depois de instalada, a UPA de Naviraí contará com dependências adequadas para o atendimento, com consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório de Raio-X, leitos para observação de adultos e crianças, e sala de estabilização dos pacientes em situação de maior gravidade, que receberão cuidados especiais até serem levados ao hospital. A área total do prédio será entorno de 800 m2 e custará R$ 2,2 milhões. “A UPA que estamos pleiteando é de – Porte I, para cidades de até 50 mil habitantes, ela terá de 5 a 8 leitos de observação, com capacidade de atender até 150 pacientes por dia”, explicou Anelize, ao lembrar que o custo de manutenção mensal da UPA será entorno de R$300 mil, sendo 50% bancado pelo Ministério da Saúde e governo do Estado e a outra metade pela Prefeitura.

Segundo ela, essa unidade de saúde funcionará 24 horas como unidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Municipal ajuda a desafogar o pronto-socorro, ampliando e melhorando o acesso dos naviraienses aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Anelize lembra que o projeto para construção da UPA já está sendo elaborado e será entregue ao Governo do Estado no começo de 2015 para aprovação do Ministério da Saúde. “Para este ano o Ministério da Saúde fechou para novos cadastros, mas deixaremos tudo pronto para o início do próximo ano”, revelou a gerente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete