13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeituras da região e Estado discutem ação para reparar danos

2018-10-26 09:06:00

Vilson Nascimento

Representações de prefeituras de quatro municípios da região Cone Sul de Mato Grosso do Sul, entre elas a anfitriã, se reuniram na tarde dessa quinta-feira, 25 de outubro, em Amambai com representantes do Governo do Estado e da Defasa Civil estadual para traçar plano de ação emergencial visando recuperar danos provocados pelas chuvas.

Amambai, Tacuru, Iguatemi e Coronel Sapucaia decretaram situação de emergência após terem os perímetros, urbano e principalmente a zona rural, impactados pelo grande volume de chuva que caiu em toda a região do início do mês para cá.

O grande volume de água formou crateras em estradas e danificou pontes e aterros, impedindo o transporte escolar e inclusive chegando a deixar comunidades rurais isoladas, segundo as prefeituras.

Segundo o gerente regional da 11ª Residência Regional da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), com sede em Amambai, Adeilton de Matos Araújo Ferreira, com o decreto de emergência dos municípios reconhecido pelo Governo do Estado (ainda não publicado), a Agesul já elaborou plano emergencial em socorro as prefeituras impactadas.

Durante a reunião realizada nessa quinta, em Amambai, que contou com a presença do deputado estadual Paulo Corrêa e dos prefeitos, Dr. Edinaldo Bandeira, de Amambai, Carlos Alberto Pelegrini, o “Carlinhos Pelegrini”, de Tacuru e Rudi Paetzold, de Coronel Sapucaia, o diretor de serviços e manutenção da Agesul no Estado, Mário Mesquita, informou aos prefeitos que maquinários de outras três regionais do órgão estadual, Ponta Porã, Nova Andradina e Dourados, foram agrupados e enviados à Regional de Amambai para socorrer os municípios impactados pelas intempéries.

São oito patrolas, quatro pá carregadeiras, três tratores de esteira e treze caminhões caçamba, que serão distribuídos para reforçar a frota de maquinário dos municípios.

Pela parceria o Governo do Estado entra com o maquinário e o combustível e as prefeituras com os motoristas, operadores de máquinas e as despesas decorrentes, como diárias, alimentação e estadia.

Os prefeitos ressaltaram a necessidade do emprego nas ações, de retroescavadeiras para a frouxar cascalho. A sugestão é que as prefeituras contratem tal serviço e posteriormente o Governo do Estado faria o ressarcimento dos valores pagos por horas/máquinas aos municípios.

O deputado Paulo Corrêa, que também é engenheiro civil, e foi quem interpelou junto ao Governo do Estado para apressar o socorro aos municípios da região, destacou que a logística montada é para atender os pontos emergenciais detectados pelos levantamentos realizados pela Defesa Civil e não para realizar reparos aleatórios.

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira coordenou, em conjunto com os representantes da Agesul e das prefeituras presentes na reunião de trabalho, a distribuição dos maquinários que vão atender somente as vias (estradas) municipais, já que os reparos nas rodovias estaduais pavimentadas e não pavimentadas terão os reparos realizados por empresas terceirizadas contratadas pelo Governo do Estado.

Além dos prefeitos já citados e dos representantes da Agesul e da Defesa Civil estadual, estavam presentes na reunião, o vice-prefeito de Amambai. Valter Brito da Silva, o presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Dilmar Bervian, o vereador, também de Amambai, Luiz Fernando Fischer, o coordenador municipal da Defesa Civil em Amambai, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, o secretário municipal de obras públicas em Amambai, Augusto Espíndola, o presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, Márcio Margatto, o secretário de obras e infraestrutura da Prefeitura de Iguatemi, Edson Palla, o secretário de obras de Coronel Sapucaia, Aldacir Cardinal e o secretário de infraestrutura e serviços públicos da Prefeitura de Tacuru, José Carlos Lopes Ferreira, entre outros.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete