26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Mário Valério reúne lideranças indígenas e discute melhorias para a comunidade guarani-kaiowá de Caarapó

2018-02-22 17:11:00

O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), manteve dois encontros com lideranças indígenas da reserva Te’yikue na terça e quarta-feira desta semana, na sede da prefeitura, para debater assuntos relativos a melhorias para a comunidade. A reunião da terça teve a presença do vereador indígena Alécio Soares (PSDB).

Conforme o dirigente caarapoense, foi discutida uma extensa pauta, que envolveu assuntos relacionados à agricultura familiar, infraestrutura, saúde, assistência social e educação. “Foram encontros produtivos. Ouvimos as reivindicações da comunidade e, no decorrer do ano, vamos buscar o atendimento e a solução dos problemas apresentados nos vários setores de responsabilidade da prefeitura”, destacou Mário Valério.

O dirigente disse ainda que a prefeitura tem forte atuação na área habitada pelos guarani-kaiowá. “Temos uma educação de qualidade no local. Não nos descuidamos da agricultura, do apoio à produção, e temos investido na manutenção das estradas, especialmente nos corredores do transporte escolar”, observou. “Vamos continuar agindo assim, respeitando a cultura e os anseios da comunidade indígena, para que as famílias tenham uma vida melhor”, acrescentou.

Em documento entregue ao prefeito, as lideranças pedem apoio e assistência técnica para ampliação da produção agrícola por meio do manejo, correção do solo e orientação para comercialização dos produtos da agricultura familiar indígena. Conforme o documento, a própria comunidade dispõe de mão-de-obra especializada, “com técnicos formados na área de tecnologia em agroecologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e que estão ociosos na própria aldeia.” Ainda conforme as lideranças, com a boa produção será reduzida a desnutrição que acomete crianças e idosos da comunidade. “Com isso, evitaremos gastos futuros com internações, medicações e até mortes”, pontuaram as lideranças.

Ainda na reunião, foi destacada a participação da comunidade indígena na ação denominada Busca Ativa, que tem o objetivo de encontrar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola e obrigar os pais ou responsáveis a fazer a matrícula desses cidadãos no sistema de ensino. A iniciativa teve a participação do capitão indígena Celso Martins, do vice Arlindo Lescano, do diretor escolar Lídio Cavanha Ramires e do ex-vereador Agripino Benites, além da participação de servidores das secretarias municipais de Educação, Saúde e Ação Social e apoio da Funai. Conforme o prefeito Mário Valério, esse trabalho vai resultar no aumento de alunos nas escolas da reserva indígena. Atualmente, a Escola Municipal Indígena Ñandejara Polo e Extensões têm 1.424 alunos matriculados.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete