14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Alunos de projeto da Escola Cleuza Vargas fazem viagem a Foz do Iguaçu

2017-10-19 16:07:00

No dia 13 de outubro do corrente ano, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cleuza Aparecida Vargas Galhardo viajaram até a cidade de Foz do Iguaçu-PR, pelo projeto “Alunos do Amanhã”, coordenado pelos professores Alexandre Martinez, Diandra Dias, Gisele Felix e Mateus Fernandes e apoiado pela coordenação pedagógica representada na pessoa de Sonia Rubim e Silvia Cristina Spinola e a diretora Nilza Elena Zambão.

Conforme a professora Gisele Felix, a visita foi norteada com fins pedagógicos de estabelecer interdisciplinaridade, levando os estudantes à prática de conteúdos pesquisados e estudados em sala de aula, nas disciplinas de Geografia, Física e Matemática. “O contexto geográfico implícito na formação das cataratas, a construção da barragem da Usina de Itaipu, nesse espaço geográfico, possibilitando a utilização dos recursos hídricos para a geração de energia. As proporções numéricas no que diz respeito ao volume de água que passa pelas cataratas e que abastece o reservatório da usina são surpreendentes. O Marco das Três Fronteiras que une os três países Brasil, Paraguai e Argentina, uma visão espetacular das fronteiras, uma riquíssima cultura, uma geografia singular entre nações e muitas histórias. Além disso, os estudantes também puderam observar a fauna, a flora, a vegetação, o relevo e a hidrografia do Estado do Paraná, e conhecer novos lugares”, informou.

De acordo com o professor Alexandre Martinez, a viagem visou também promover a interação entre os alunos dos dois turnos, matutino e noturno. “O roteiro da viagem teve visitas às Cataratas do Iguaçu, Usina de Itaipu, Parque das Aves e ao Marco das Três Fronteiras”, observou.

Para a professora Diandra Dias,  o projeto foi imensamente satisfatório, pois é gratificante ver estampado no rosto de nossos estudantes o deslumbramento com obras tão grandiosas da natureza e da engenharia e ver na prática aquilo que é ministrado em sala de aula. “Sabemos que nosso esforço hoje resultará em profissionais qualificados e bem-sucedidos, que plantamos hoje e colheremos no amanhã”, salientou.

De acordo com as diretoras Nilza Elena Zambão e Katia Cilene Duarte da Cruz, projetos como esse tem total apoio da direção, uma vez que leva conhecimento aos estudantes, promove integração e ainda tem a questão do lazer, conhecimento e cultura. “Esse projeto foi de suma importância, pois todos aprendem, os estudantes conhecem novos lugares e obtém conhecimento, e os professores adquirem novas experiências e novas práticas pedagógicas. Acreditamos que esse projeto é a porta para novos projetos e caminhos para viagens que possam surgir nos próximos anos”, comentaram”.

O projeto “Alunos do Amanhã” teve apoio do prefeito Mario Valério, do presidente da Câmara Municipal, André Nezzi, os vereadores Gilsinho e Pipoca, além da Banca do Ceará, do SIMTED e do proprietário da Fazenda Nossa Senhora das Graças, André Ribeiro Bartocci.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete