30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Indígenas recebem treinamento de combate a incêndio florestal

2017-09-15 17:29:00

A Secretaria Municipal de Ação Social de Caarapó, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faixa etária 15 a 17 anos do Centro de Referência de Assistência Social CRAS Indígena, em parceria com representantes da comunidade, agentes de saúde e o Corpo de Bombeiros Militar de Caarapó, promoveu no fim do mês de agosto o minicurso sobre Brigada de Incêndio Florestal.

O curso foi dividido em duas etapas, envolvendo teoria e prática, englobando práticas de primeiros socorros e de combate ao incêndio florestal.

“Nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver pessoas que estejam treinadas e capacitadas, o conhecimento de técnicas de primeiros socorros, são de suma importância e serão decisivas em situações imprevistas e de emergência evitando que vidas sejam perdidas”, observou a secretária de Ação Social, Carolina Carvalho. “Com o tempo seco, a possibilidade de queimadas se torna frequente. Sabemos que os índices de incêndio na aldeia Te’yikue nesse período torna-se catastrófico, desta forma a necessidade de uma brigada de incêndio florestal é indispensável”, acrescenta.

Os educadores e facilitadores do SCFV perceberam a necessidade de uma brigada de incêndio florestal dentro da comunidade indígena e, através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou-se esse curso preparando e capacitando os jovens do SCFV, agente de saúde e alguns representantes da comunidade.

Carolina Carvalho avalia que o trabalho realizado teve grande êxito com o empenho de todos os participantes, juntamente com a equipe de educadores e facilitadores do SCFV, auxiliado pelos bombeiros militares, responsáveis por ministrar o curso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete