20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Câmara Municipal faz homenagem ao primeiro presidente do Legislativo Caarapoense

2017-06-22 12:40:00

A Câmara Municipal de Caarapó realizou no início deste mês uma homenagem ao senhor Arthur Prado Marques, 91 anos. A moção de Congratulação, pelos seus relevantes serviços prestados ao município, foi proposta pelo presidente da casa, André Nezzi, tendo como signatários todos os demais vereadores. O prefeito Mário Valério também fez questão de participar do evento que contou com a presença de amigos e familiares do homenageado.

Em sua fala, André Nezzi destacou o legado deixado por Arthur Prado, que após quase 50 anos ainda merece reconhecimento por parte da classe política e da população caarapoense.“Por isso essa é uma justa homenagem em vida a quem dedicou boa parte do seu tempo para contribuir com o desenvolvimento do município”, concluiu o atual presidente agradecendo a todos os demais vereadores que participaram da solenidade.

Conheça a trajetória de Arthur Prado Marques

A sua chegada em Caarapó foi dada por volta de 1950, sendo natural de Guanambi na estrada 13º, onde nasceu em 29 de setembro de 1926; filho de José Francisco Marques e Joana da Silva Prado foi casado na primeira núpcias com Manoela Medeiros que tiveram um casal de filhos: Elza Prado Sanches e Antonio Marques Medeiros (in memorian).

Em sua segunda núpcia com Irene Espolador, com quem teve os filhos: Maia dos anjos Rossi, José Arnaldo Prado Marques e Luiz Antonio Prado; e sua terceira núpcias: Enedina Correia de Lima que vive atualmente, onde criou a neta Aline de Lima Paim.

Cursou na Bahia o colegial na escola Doutor José Anísio Teixeira de Guanambi – BA.

Antes de chegar a Caarapó viveu por sete anos na cidade de Três Lagoas- MS, como fornecedor de Dormetes para estrada de ferro Noroeste do Brasil.

Vida Pública

Arthur Prado Marques ingressou na vida publica em 1962, eleito vereador pela legenda, vindo do distrito de Nova America, conhecida como região dos baianos, fazendo parte da Primeira Câmara Municipal de Caarapó, onde tomou posse em 31 de Janeiro de 1963, sendo eleito presidente, cargo que ocupou por duas vezes seguidas.

Em 1966 em exercício de presidente do legislativo, foi eleito para exercer o cargo de Prefeito Municipal em virtude do afastamento do Vice Prefeito Senhor Pedro Lemes Gonçalves, dando continuidade as obras de Epitácio Lemes Dos Santos.

Na presidência do legislativo acompanhou o Senhor Prefeito Municipal Epitácio Lemes a São Paulo onde comprou com recursos próprios a patrola e o primeiro caminhão basculante, na qual a patrola veio de Ourinhos, Estado de São Paulo até Campo Grande-MT, na época. Quem conduziu a patrola de Campo Grande até Caarapó, foi o senhor Raubustiano Otero Gonçalves, pois nesta época a prefeitura não possuía.

Como prefeito deu continuidade à construção da usina hidroelétrica do Piratini, que já se achava meio caminho andado, mas tendo seu mandato apenas quatro meses e seu sucessor não achou vantagem em concluí-la, tendo como alegação que o fornecimento de energia de Urubupunga ficaria bem mais em conta do que construir e manter a usina Piratini.

Foi à Porto Alegre onde conseguiu verbas no valor de 128.000 (cento e vinte e oito mil) Cruzeiros destinado à referida usina e também para a água e esgoto na cidade, tudo em poder da nova Câmara Municipal, verba esta que segundo ele não foi aproveitada.

Concluiu aberturas das estradas que ligam: Caarapó, Campanário e Amambai, em acordo com o prefeito Heron do município de Amambai. Ponte esta destruída em 1924 pelas tropas do Coronel Mario Gonçalves e Capitão Godofredo Gonçalves, quando da passagem da coluna Prestes começou o Campinho e Cristalina, passando pela São Miguel e outros trechos como Caarapó e entroncamento, também trechos que levam da fazenda Caarapózinho até a Cachoeira do Piratini.

Área Social

Construiu duas salas de aula na Escola Estadual Tenente Aviador Antonio João.

Ajudou na Construção do Hospital Beneficente São Matheus.

Naquela época como a prefeitura não disponibilizava de recursos na área social, o mesmo mantinha parte da população com alimentos e medicamentos.

Foi atuante nas reuniões dos Prefeitos para a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, fazendo parte primeira do movimento e da votação de Corumbá, em que ficou aprovada a divisão do Estado de Mato Grosso na gestão do governador Fragelli.

Para finalizar, ficam registrados os caminhos traçado por um homem que construiu sua própria historia diante do povo caarapoense.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete