21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Temporais com vendaval e granizo são comuns nesta época na região

2016-07-26 12:11:00

Vilson Nascimento

Temporais com queda de granizo, ventos e chuvas fortes são comuns nesta época do ano na região Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros e ex-coordenador da Defesa Civil em Amambai, Wilson Vicente Ferreira, levantamentos realizados apontam que nos últimos oito anos, temporais com as mesmas magnitudes são registrados em toda a região, especialmente na faixa de fronteira com o Paraguai.

Segundo o militar, o período de maior incidência dos fenômenos naturais, que chegam inclusive a gerar pequenos tufões, vai do mês de agosto até o final do mês de novembro.

Este ano o surgimento da temporada de chuvas de granizo se antecipou. Neste mês de julho Amambai registrou duas ocorrências do fenômeno natural.

Na noite da terça-feira, dia 12 de julho, uma chuva de granizo atingiu parte do município de Aral Moreira, a zona rural de Coronel Sapucaia e as regiões da Vila Limeira, Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, na antiga hípica, em Amambai.

Rajadas de vento e pedras de gelo, algumas quase do tamanho de uma bola de ping pong, danificaram antenas parabólicas e inclusive carros e alguns telhados de Eternit.

No dia seguinte ao fenômeno natural, o responsável pela Defesa Civil em Amambai, José Luiz Karasek, esteve na região atingida realizando levantamentos.

Segundo ele, além de residências, cujos reparos foram realizados pelos próprios moradores, o granizo também acabou danificando plantações de hortaliças na região.

Na madrugada de sexta-feira (15) para sábado, dia 16 de julho, uma nova chuva de granizo seguida de vento forte e descargas elétricas atingiu parte da cidade, em Amambai, mas não houve registros de danos.

A maior catástrofe provocada por fenômenos climáticos em Amambai ocorreu em outubro do ano de 2009 quando uma intensa chuva de granizo seguida de ventos fortes danificou, segundo levantamentos realizados na época, 1,5 mil casas em perímetro urbano, a maior parte na região da Vila Cristina e mais cerca de 500 na zona rural, a maioria na Aldeia Amambai.

Em novembro do ano passado uma espécie de tornado atingiu a zona rural do município, causando grandes prejuízos aos moradores, na rodovia MS-156 com destino a Tacuru, na região que abrange a base da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE).

Após a passagem do suposto tornado, chuvas intensas passaram a cair em toda a região provocando enormes estragos, principalmente nas zonas rurais dos municípios, marcas que persistem até hoje.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete