19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

MP/MS a reunião de emergência com Promotores da região

2016-06-25 16:01:00

Waléria Leite 

Paulo Cezar dos passos, Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, esteve em Ponta Porã, para uma reunião com os Promotores de Justiça que atuam na área da Fronteira com o Paraguai. O PGJ esteve acompanhado dos Promotores de Justiça, que compõem a sua equipe de trabalho, O Chefe de Gabinete, Alexandre Magno Benites de Lacerda; Secretário-Geral Marcos Alex Vera de Oliveira; o Assessor Especial, Ricado de Melo Alves e o  Assessor do Núcleo de Patrimônio, Fábio Ianni Goldfinger.   

“A escolha pela região sul do Estado, não poderia ser diferente, já que esse é um momento de alerta e atenção na fronteira com Pedro Juan Caballero, devido a morte Jorge Rafaat Toumani, acusado de ser um poderoso narcotraficante e que comandava o mercado de drogas no Paraguai, e por isso circulava livremente pelo país” afirmou Paulo Passos.

A reunião aconteceu na sede do Ministério Público Estadual de Ponta Porã e foram mais de três horas de muita conversa e troca de informações. Paulo Passos  iniciou a reunião falando sobre sua preocupação com a situação da fronteira, a necessidade de união e ações neste momento sensível. O Procurador-Geral sugeriu ainda buscar a presença da União através do Exército; falou sobre a necessidade da reativação da Unidade Integrada de Combate às Organizações Criminosas – Unicoc (um órgão composto pelo Ministério Público e Policias Civil e Militar) e criação de uma promotoria de fronteira. Os Promotores de Justiça Clarissa Torres, Gabriel Rodrigues Alves, Gisleine Dal Bó, Ludmila de Paula Castro Silva e Patrícia Icassati Almirão, que atuam na comarca levantaram inúmeras situações cotidianas, que serviram de base para futuras decisões.    

O Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete, Alexandre Magno Benites de Lacerda sugeriu uma carta cobrando providências da união; buscar o apoio da  Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP e Conselho Nacional de Procuradores Gerais – CNPG; além e dos demais Estados da Federação. Alexandre Magno também sugeriu a criação de uma comissão para avaliar Segurança Institucional do MP e avançar com medidas práticas.

Na avaliação do Promotor de justiça e Assessor Especial Ricardo de Melo Alves, a interação dos órgãos de inteligência para compartilhamento das informações pode ser de grande ajuda; o William Marra Silva Júnior, Promotor de Justiça da comarca de Sete Quedas, sugeriu um núcleo de operações de fronteiras para subsidiar as promotorias inclusive com relatórios de investigações; vindo da promotoria de Amambai para a reunião, Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna, Promotor de Justiça sugeriu que O Ministério Público Estadual tivesse polícias destacados das demais forças para atuar em conjunto e realizar relatórios de investigações para o MP. O Promotor de Justiça e Secretário-Geral Marcos Alex Vera de Oliveira sugeriu a formação de forças tarefas.

O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, fez questão de mostrar os membros que o MPE deve satisfação à sociedade. “Essa preocupação com a fronteira, não se deve apenas a um fato isolado, essa é uma situação, que temos que ter um olhar diferenciado e criterioso”, afirmou Paulo Passos.

“Não vamos apenas ficar na fronteira paraguaia, mas vamos estender nossos trabalhos também para a Fronteira com a Bolívia, conversando com os Promotores que atuam nas comarcas de Corumbá e região, como fizemos em Ponta Porã. Acredito que quando a equipe se desloca para o local e troca informações diretamente com os Promotores que vivem o dia a dia, temos mais chances de desenvolver um trabalho mais consistente”. Concluiu Paulo Passos.      

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete