20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Após dois anos sem atividades, Proerd forma 215 alunos da sede do município

2016-06-24 11:00:00

Após dois anos sem atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o município de Caarapó voltou a realizar uma solenidade de formatura do referido programa. O ato aconteceu na manhã da quinta-feira (23), no salão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde na oportunidade 215 alunos receberam seus certificados de conclusão do curso.

 

No dia 21 de março deste ano foi realizado no gabinete do prefeito Mário Valério (PR), a solenidade de assinatura do termo de convênio para a retomada do programa em Caarapó.

 

A vereadora Luciene Vieira Cavalheiri foi a responsável direta pela  reativação do programa e que viabilizou junto à coordenadoria estadual do Proerd as cartilhas pedagógicas.

 

Sendo que as aulas tiveram início no mês de abril com uma duração de três meses. As atividades foram ministradas pelo instrutor policial militar, Alessandro Wagner Martins.

 

O Proerd tem como proposta principal trabalhar a prevenção do consumo de drogas e atos de violência por estudantes do Ensino Fundamental do 5º e 7º, da rede municipal e estadual de ensino.  Para realização do programa a PM disponibiliza sempre um instrutor e uma viatura moto, enquanto a prefeitura garante toda estrutura necessária.

 

Os alunos integrantes do programa contaram nesse período com aulas semanais. Nos encontros foram debatidos diretamente questões relacionadas ao combate às drogas, o programa também trata de lições relacionadas com a cidadania, valorização da vida, combate à violência e ao bullying, entre outros temas relevantes à vida escolar e à vida em comunidade.

 

Prestigiaram a cerimônia o prefeito Mário Valério, o vereador Edson Montanhere Baratella, o Pontinha,  que no ato representou o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz de Almeida Miranda, o Macarrão, o coordenador estadual do Proerd, o tenente coronel PM Thonny Audry Lima Zerlotti, o comandante do 3º BPM,  tenente coronel PM Carlos Silva, a secretária de Educação e Esportes, Ieda maria Marran, o comandante interino do 2º Pelotão de Polícia Militar de Caarapó, o sargento Claudio Cezar de Matos, a vereadora madrinha do programa, Luciene Vieira Cavalheiri.

 

O evento contou ainda com a presença  da vice-prefeita, Marinalva de Souza Farias da Costa, dos vereadores Cido Santos, Odirlei Luiz Longo, o Pipoca, Manoelito Félix de Oliveira, o Bagaceira, além de secretários municipais, do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, o pastor Alberto Ribeiro de Oliveira e outras autoridades.

 

O Proerd este ano com oito turmas do ensino fundamental das seguintes escolas estaduais: Arcenio Rojas, Cleuza Aparecida Vargas Galhardo, Frei João Damasceno (distrito de Nova América), Joaquim Alfredo Soares Vianna, Padre José de Anchieta (distrito de Cristalina), e Tenente Aviador Antônio João.

 

A solenidade de entrega de certificados aos alunos do Proerd 2016 contou ainda com apresentações culturais, a presença do mascote do programa e a entrega de oito bicicletas, sendo que essa premiação era para o  aluno ou aluna que teve a melhor redação de cada turma.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete