26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vereador quer extensão da Guarda Mirim na Tey’Ikuê

2016-05-30 15:03:00

O vereador Dário Ramires (PR), apresentou indicação à presidente da Guarda Mirim de Caarapó, Marinalva de Souza Farias da Costa, para que viabilize estudos no sentido de implantar uma extensão da entidade  na Aldeia Indígena Tey’Ikuê, afim de atender os adolescentes indígenas.

O vereador que é o principal representante da comunidade indígena caarapoense no Legislativo, ao fazer seu pronunciamento durante sessão ordinária, ressaltou a importância da  instituição que presta relevantes serviços à sociedade.  “Sabemos que é uma entidade séria  que prepara os adolescentes para o mercado de trabalho, oferece atividades físicas, reforço escolar e disciplinas que tendem a melhorar a condição e a qualidade de vida dos freqüentadores.  É isso que queremos para nossa comunidade também” disse Dário Ramires.

O edil afirmou que vai voltar a falar com a presidente da entidade para que possa dar uma atenção especial à sua solicitação. “Temos uma preocupação de oferecer também esses benefícios aos moradores da região da aldeia que visam principalmente a preparação para o ingresso no mercado de trabalho” afirmou Dário Ramires.                       

Dário Ramires também solicitou aogerente da 5ª Residência Rodoviária – Agesul de Ponta Porã/MS, para que realize com urgências serviços de levantamento e encascalhamento na Rod. MS 280, trecho que liga os municípios de Caarapó a Laguna Carapã, passando pela Aldeia Te’ýikue.                      

O edil considera o atendimento deste pedido necessário, tendo em vista as péssimas condições de trafegabilidade do trecho. “Vale lembrar que por ser uma via de importante acesso aos municípios de Caarapó e Laguna Carapã, diariamente há um grande fluxo de veículos, principalmente transporte escolar, escoamento de safra, moradores da região, além da referida via ser referência à população que reside na Reserva Indígena” cobrou o vereador.

Também merece destaque a preocupação do vereador Dário Ramires com o setor da  Educação. O parlamentar encaminhou indicação à Secretaria de Estado de Educação, solicitando que viabilize junto ao setor competente a perfuração de um poço artesiano na Escola Estadual Yvy Poty, visando melhorar o fornecimento de água sem interrupção da escola.

“Temos recebido muitas cobranças de pais, alunos e professores sobre as constantes interrupções no fornecimento de água da rede de distribuição, e isto vem impossibilitando o preparo da merenda escolar, além de outros transtornos que a falta de água ocasiona. Vale ressaltar que todas as escolas da Rede Municipal já possuem poços em suas dependências, por isso solicitamos o empenho da secretária de Educação do Estado” cobrou Dário Ramires.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete