21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Temporal com ventania traz destruição e prejuízos para Iguatemi e região

2015-11-27 15:29:00

A Defesa Civil de Iguatemi ainda está realizando os levantamentos para saber detalhadamente qual foi o tamanho do estrago provocado pela tempestade seguida de forte ventania que atingiu Iguatemi e toda região na manhã desta segunda-feira (23).

A chuva, que já dura vários dias, está causando incontáveis estragos em vários setores do município. Na área rural, pontes e estradas estão praticamente intransitáveis. Algumas destas pontes praticamente condenadas pelo poder da natureza. Na área urbana, uma forte chuva acompanhada de ventos que arrancaram pelas raízes várias árvores na cidade, deixando um rastro de destruição. Águas estão brotando nas ruas, um sinal do encharcamento do solo que já absorveu toda água que podia.

No município de Amambai, que faz divisa com Iguatemi, foi registrado uma tempestade com ventos circulares, semelhantes a um tornado que atingiu uma faixa de aproximadamente dois quilômetros de largura, durante cinco minutos apenas. Este fenômeno passou muito perto da cidade, numa distância estimada em onze quilômetros e se estendeu por vários quilômetros, destruindo coberturas de casas, rede elétrica, veículos e estradas rurais. Em uma propriedade rural, um fio de alta tensão se soltou devido à força da ventania e caiu sobre um rebanho, matando na hora quinze animais bovinos.

No início da semana passada, um tornado deixou um rastro de destruição na cidade de Marechal Candido Rondon, no Paraná, quando no dia seguinte em Iguatemi, uma forte chuva atingiu a cidade alagando diversos pontos do perímetro urbano e rural. Foram registrados somente neste mês de novembro, três mortes por descarga elétrica, uma destas fatalidade matou um cidadão iguatemiense que trabalhava em uma propriedade na divisa com o Paraguai na cidade de Sete Quedas.

O prefeito de Iguatemi determinou que as equipes da prefeitura estejam em estado de alerta, realizando a retirada das arvores arrancadas pelos ventos, recuperação de ruas alagadas e o reparo de trechos de estradas rurais e pontes atingidas pelas águas pluviais.

Mais de 400 quilômetros de estradas rurais foram vistoriados pelas equipes de manutenção de estradas e um relatório está sendo enviado para a Defesa Civil do Estado na tentativa de angariar recursos para socorro do município.

Relatos de moradores antigos confirmam que há mais de 25 anos não chovia em tão grande intensidade em Iguatemi e região.

Os fenômenos de raios e tempestades de granizo e fortes tempestades são comuns nesta região de fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, entre os meses de Julho e Dezembro, excepcionalmente neste ano os estragos e tragédias provocadas pela força da natureza tem trazido muitas incertezas, tensão e prejuízos em larga escala, tanto para a população quanto para o poder público que está fazendo verdadeiros “milagres” com o já escasso recurso público disponível, visto que são fatos que ficam fora dos planejamentos orçamentários das prefeituras.

O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde disse que a administração de Iguatemi tem feito o possível para amenizar os impactos causados pela força da natureza nestes últimos meses e espera contar com o socorro do Governo do Estado para arcar com toda a despesa que surgirá com o socorro às famílias atingidas, tanto na área urbana quanto na rural.

“São fatores que fogem do nosso controle, pois são vontades divinas e o que podemos fazer é nos empenharmos para consertar dentro das nossas possibilidades os estragos causados pelo vento, granizo e chuva em nossa cidade” avaliou o prefeito Zé Roberto.

A expectativa da administração municipal, bem como da Defesa Civil é de que o tempo dê uma “trégua” para que seja possível a realização dos serviços de reparos nas estradas e vários pontos da área urbana, o que deve acontecer nos próximos dias.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete