19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeita destaca a importância das políticas públicas à pessoa idosa

2015-10-05 23:01:00

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro. Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003.

Comprometida com as políticas sociais de valorização e qualidade de vida na terceira idade, a prefeita Isabel Cristina Rodrigues (DEM), do Município de Juti, neste dia 1º de Outubro de 2015, Dia Internacional do Idoso, diante da importância desta data homenageia todos os idosos com votos de admiração, gratidão e respeito, por tudo que fizeram em prol do desenvolvimento do Município, Estado e País, principalmente pelos seus valiosos ensinamentos e exemplos de vida.

A prefeita Isabel Cristina Rodrigues disse que “sente imenso prazer de trabalhar em prol da pessoa idosa, pois, reconhece o importante valor de todos, que enfrentaram constantes lutas e dificuldades, merecendo a nossa especial atenção”. Ela citou as ações do Projeto Conviver que proporciona semanalmente informações, palestras, atividades de diversão e passeios para 70 idosos.

A prefeita ressalta que “são importantes os avanços através das políticas públicas, principalmente as conquistas a partir do Estatuto do Idoso, porém, ainda é preciso fazer mais, por meio de ações que garantam um futuro melhor e seguro a população idosa brasileira, que não pára de crescer”, finalizou.

Dia do Idoso

No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete