13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

EUA espionaram 29 telefones do governo Dilma, revela lista

2015-07-04 10:01:00

O site Wikileaks divulgou neste sábado (4) uma lista classificada pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos como "ultrassecreta", a qual revela que, além da própria presidente Dilma Rousseff, 29 telefones do governo petista – incluindo os de pessoas do alto escalão do Executivo federal – foram espionados pela agência de inteligência norte-americana. Os números telefônicos foram grampeados no início da gestão Dilma.

GloboNews, em parceria com a publicação online "The Intercept", teve acesso com exclusividade à relação de alvos brasileiros da NSA, que inclui, entre outros nomes, o ex-chefe da Casa Civil Antonio Palocci, o ex-ministro das Relações Exteriores e atual embaixador do Brasil em Washington Luiz Alberto Figueiredo Machado, então subsecretário-geral de Meio Ambiente, e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que, à época, ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

"ChargeCharge publicada no site Wikileaks satiriza a

espionagem dos EUA a integrantes do governo

Dilma. (Foto: Reprodução / Wikileaks)

O telefone via satélite instalado no avião presidencial, com o qual Dilma se comunica com o mundo quando está a bordo da aeronave, é um dos 29 números grampeados pela NSA. A relação vazada pelo Wikileaks também mostra que quatro números do escritório da presidente no Palácio do Planalto eram monitorados pelos espiões dos EUA, além dos telefones do assessor pessoal da petista, Anderson Dornelles, e da secretária Nilce.

Ao G1, a assessoria do Palácio do Planalto informou que o governo não irá fazer comentários sobre a lista de telefones grampeados.

Na relação divulgada neste sábado, além de Palocci, Figueiredo e Nelson Barbosa, aparecem outros alvos da espionagem norte-americana no Brasil:

– André Amado, diplomata da Subsecretaria de Ambiente e Tecnologia

– Everton Vargas, ex-embaixador do Brasil em Berlim

– Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, subsecretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda

– José Maurício Bustani, embaixador do Brasil na França, que foi removido da Diretoria da Organização Internacional para Proibição de Armas Químicas por pressão do governo norte-americano

– Luiz Awazu Pereira da Silva, ex-diretor da área internacional do Banco Central

– Luiz Balduíno, atual secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda

– Luiz Filipe de Macêdo Soares, ex-representante permanente do Brasil junto à conferência de desarmamento, em Genebra

– Marcos Raposo, ex-embaixador do Brasil no México e chefe do cerimonial da Presidência da República

– Paulo Cordeiro, da Secretaria de Assuntos Políticos

– Roberto Doring, assessor do ministro das Relações Exteriores

– Valdemar Leão, assessor financeiro do Itamaraty

O vazamento das informações ultrassecretas ocorreu na mesma semana em que a presidente brasileira fez sua primeira visita oficial à Casa Branca desde que veio à tona que ela tinha sido alvo de grampo dos Estados Unidos.

Em 2013, a revelação de que Dilma havia sido espionada pela agência norte-americanagerou uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Indignada com a espionagem, a presidente brasileira cancelou, à época, uma visita de Estado (a mais alta da diplomacia)agendada para Washington e condenou duramente as ações de espionagem dos EUAna Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York.

No mês passado, quase dois anos depois do início do mal-estar diplomático com a Casa Branca, Dilma afirmou ao jornal belga "Le Soir" que a crise gerada por conta do episódio da espionagem era“uma questão do passado”. Em meio à visita oficial desta semana, o tema da espionagem não ganhou destaque por parte dos chefes de Estado do Brasil e dos EUA.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete