27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Promessa de votar pacto para tirar municípios do sufoco empolga prefeitos

2015-05-28 09:15:00

A mobilização de milhares de prefeitos em Brasília deverá resultar em avanços e tirar as prefeituras do sufoco financeiro. A expectativa é do presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Juvenal Neto (PSDB), que lidera caravana de 40 representantes de Mato Grosso do Sul na marcha.

 

A confiança é resultado da promessa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), de incluir na pauta de votações os pontos principais das reivindicações encaminhadas pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

 

Neto acredita que pelo menos os pontos nevrálgicos serão apreciados e votados pelo Congresso Nacional. Ele sentiu o clima favorável à votação da pauta municipalista ao conversar com vários representantes da bancada federal e dirigentes de outras entidades regionais.

 

Segundo ele, há um forte sentimento dos parlamentares de que é preciso colocar em prática urgentemente o pacto federativo. “Somente assim os entes federados, principalmente os municípios, poderão cumprir com as suas obrigações constitucionais sem precisar ficar de pires na mão pedindo socorro para poder administrar”, comentou.

 

Neto disse ainda que a maioria dos prefeitos sentiu a mesma confiança. “Tudo vai ser votado”, prometeu o presidente da Câmara, em discurso na XVIII marcha. Segundo Cunha, a Câmara colocou como prioridade o Pacto Federativo, que deve definir qual a competência de cada um dos entes federados.

 

“Não vamos botar nada debaixo do tapete. Então, as demandas que vem da sociedade, de vocês, do ente federado mais importante, terão o direito ao sistema votativo, e cada um vota como quiser e assume a responsabilidade de como votou”, destacou Cunha.

 

Também no evento, Renan Calheiros lembrou a importância de se realizar uma revisão do Pacto Federativo para que se possam priorizar as demandas melhorando assim as condições dos municípios. “Temos que conversar sobre a agenda da CNM para que possamos rapidamente aprovar as propostas” enfatizou. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete