26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Nicoline pede Audiência Pública para discutir sobre sustentabilidade

2015-02-26 13:08:00

O vereador David Nicoline, (SDD), apresentou proposição, na última segunda-feira, 23, na Sessão Plenária do Legislativo, na qual pede a realização de uma Audiência Pública, tendo como Resíduos Sólidos, Desafios para Sustentabilidade e Coleta Seletiva de Lixo.

Em sua justificativa, o vereador disse que uma das questões a serem debatidas, é a coleta seletiva de lixo, atualmente são recolhidos em Amambai 27 toneladas dia, esse lixo chega a Usina de Processamento, localizada na saída para Juti misturados, ou seja, orgânicos e recicláveis.

Isso dificulta o processo de separação dos recicláveis, além de diminuir a sua qualidade, assim uma quantidade superior a média vai indo para os aterros, o que diminui a vida útil desses, além de aumentar a demanda para a construção de mais aterros.

Este não é um problema localizado, segundo dados do IBGE de 2012, o número de cidades brasileiras com coleta seletiva de lixo mais que dobrou nos últimos 10 anos, mas ainda assim apenas 1.087 municípios, ou 19,5% do total, têm alguma forma de separação para reciclagem. Segundo a pesquisa Índices de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o vereador há um desafio de reverter os impactos ambientais causados por esses resíduos gerados e que são coletados de forma desorganizada sob o aspecto de coleta sustentável.

Para reverter este quadro, ou seja, para promover a sustentabilidade, o caminho será implantar a coleta seletiva, assim é importante discutirmos com a sociedade e trabalharmos no sentido de que possamos implantar essa coleta em Amambai, esperamos que a comunidade ouça o chamamento e possamos discutir sobre o assunto.

A coleta seletiva irá proporcionar um aumento do aproveitamento dos resíduos, a qualidade será melhor, o resíduo será transformado em matéria prima, diminuirá os investimentos do município na compra de áreas para aterro, gerará mais emprego, renda e fará com que o município cumpra com a política nacional de resíduos sólidos, Lei 12.305/2010. 

A Audiência Pública esta marcada para o próximo dia 10 de Março às 19h na Câmara Municipal.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete