29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

De olho nos indecisos, Reinaldo e Delcídio se enfrentam em último debate hoje na TV Morena

2014-10-23 14:37:00

Os candidatos do PT, Delcídio do Amaral, e do PSDB, Reinaldo Azambuja, ao governo de Mato Grosso do Sul voltam a ser enfrentar nesta quinta-feira (23) durante debate promovido pela TV Morena (Rede Globo) depois da novela Império.

A ordem de quem abre e fecha o bloco e as considerações finais foram definidas por sorteio feito pela direção da emissora na presença de assessores dos candidatos.

Há uma grande expectativa dos candidatos em relação ao último debate na televisão, isso porque além da tentativa de manter os votos já garantidos, Delcídio e Reinaldo apostam em convencer os eleitores indecisos.

Para analistas, os debates são importantes fontes de informação aos eleitores para conhecer os candidatos aos principais cargos políticos. Isso requer de cada um, além do jogo de cintura, poder de persuasão para convencer os eleitores de que sua proposta é a melhor para governar o Estado.

É justamente nessa fase que as brigas de bastidores e nas ruas aquecem ainda mais o clima da campanha, com denúncias, guerra na internet e envolvimento dos eleitores.

Para se ter uma ideia do número de indecisos, 20,53% dos eleitores de Mato Grosso do Sul deixaram de votar no primeiro turno das eleições.

De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), 373.191 eleitores deixaram de votar, o que, somando-se ao número de votos brancos (62.041) e nulos (60.430), quase 500 mil deixaram de ir as urnas em 5 de outubro.

NOVO CENÁRIO

Nas eleições do dia 5 de outubro, com 100% dos votos apurados, Delcídio teve 567.331 votos, o que corresponde a 42,92% dos votos válidos. Já Reinaldo recebeu 516.744 votos, o equivalente a 39,09%, enquanto que o candidato do PMDB, Nelsinho Trad, ficou em terceiro, com 16,42%.

Ao longo da campanha no primeiro turno, Delcídio sempre apareceu na liderança nas pesquisas. No entanto, o cenário eleitoral mudou na segunda etapa da disputa e aponta Reinaldo em primeiro lugar, conforme pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Morena.

No primeiro turno, Reinaldo começou a disputa em terceiro lugar. Subiu para segundo, mas empatado com o terceiro colocado dentro da margem de erro. Agora, conforme o levantamento estatístico, o tucano é o primeiro com 51% das intenções de voto, contra 49% de Delcídio, o que representa empate técnico.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios entre os dias 17 a 19 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Eleitoral Regional sob o número MS-0072/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01135/2014. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete