20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Candidatos tem até 20 de dezembro para sair do governo, diz Azambuja

2017-11-30 12:01:00

Quem pretende se candidatar, conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), deve informar seu interesse de deixar o governo até 20 de dezembro. Prazo foi estipulado para vagas proporcionais e substituições ocorrem no mais tardar em janeiro.

“Chamei todo mundo e demos prazo para que nos comuniquem até 20 de dezembro, porque isso é uma prerrogativa e vontade pessoal”, disse Azambuja, durante evento de abertura dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul, no Rádio Clube Campo, em Campo Grande.

São classificados como proporcional os candidatos a deputado estadual e federal, enquanto a majoritária inclui governador, vice e duas vagas ao Senado, em disputa interna no PSDB.

“Proporcional acaba criando animosidades com os próprios deputados da base que podem se sentir preteridos porque o pretenso candidato pode estar se utilizando da estrutura [de governo]”, justificou o governador. “Até início do ano quem for candidato vai ser afastado”.

Indicados – Os secretários de Governo, Eduardo Riedel, e de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, estão cotados para ir ao Congresso. Eles se reuniram com o governador e representantes do partido na semana passada. A estratégia, no entanto, consiste em mantê-los nos cargos até abril, prazo máximo imposto pela Justiça Eleitoral para que se desvinculem de suas funções.

Para o deputado estadual e presidente regional do PSDB, Beto Pereira, o processo continua sendo alinhado ao poucos. “É um ou outro”, esclareceu o também pré-candidato a deputado federal, deixando claro que interessados tem a frente “uma questão de foro íntimo”.

Mesmo que hajam pretensões políticas no primeiro escalão, o discurso quase que ensaiado tem sido de que tudo depende da vontade do governador e pesquisas. Saída confirmada até o momento é do secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa (PSB), que retorna para a Assembleia Legislativa. Azambuja tem negado, por sua vez, que o deputado Coronel Davi (PSC) seja o substituto por ele indicado ao cargo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete