33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Onevan presta homenagem de pesar a lideranças de Naviraí

2017-02-08 21:01:00

Assembleia Legislativa (08/02/17) – O deputado estadual Onevan de Matos, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, apresentou, na retomada dos trabalhos legislativos, moções de pesar pelos passamentos dos empresários Sakae Kamitani e Sussumo Urano e do educador Estácio Valentim Carlos – expressivas lideranças da sociedade naviraiense.

Sakae Kamitani foi a óbito no último dia 24 de janeiro de 2017, aos 86 anos. Sussumo Urano e Estácio Valentim Carlos foram a óbito no dia 2 de fevereiro, aos 77 e 73 anos respectivamente.

Luto – Onevan destacou o luto no município, em razão de quanto eram queridos e das imagens de trabalho e honra que Sakae Kamitani, Sussumo Urano e Estácio Valentim Carlos sempre tiveram perante à população naviraiense.

"Perdemos grandes amigos, grandes cidadãos, os quais são exemplos de amor e dedicação à família, bem como exemplos de trabalho e respeito ao município de Naviraí e ao Mato Grosso do Sul. São grandes perdas, às quais nos deixam a marca da tristeza e grandes legados como exemplos a todos nós. Solidarizo-me, juntamente com toda a população de Naviraí, com seus entes queridos neste momento de dor", pontuou Onevan de Matos.

Sakae Kamitani – Uma das mais expressivas lideranças empresariais e da colônia japonesa no país, Sakae Kamitani nasceu em Osaka, no Japão, em 27/10/1930 e chegou ao Brasil aos 3 anos de idade (1934), fixando domicílio em Naviraí em 1961.

Nesses mais de 50 anos, Sakae Kamitani liderou diversos empreendimentos industriais e comerciais em Naviraí, como loja de tecidos e armarinhos, até a inauguração de uma das maiores indústrias de fiação do Brasil, a Copasul, em 1978.

Sakae Kamitani foi um dos grandes pioneiros na construção e desenvolvimento do município, exemplo de trabalho, respeito e amor à família e dedicação ao município de Naviraí e ao estado de Mato Grosso do Sul.

Estácio Valentim Carlos – O professor nasceu em Vera Cruz (SP), na data de 18/08/1943, chegando a Naviraí em 1980, onde se dedicou profissionalmente, sobretudo, na área da Educação.

Mestre em Língua Portuguesa e doutor em Psicanálise, Estácio Valentim Carlos lecionou em diversas escolas do Município e do Estado, sendo diretor da EE "Presidente Médici" – tradicional escola pública de Naviraí – e, também, na Finav.

Sussumo Urano – Nascido em 1939, no Japão, Sussumo Urano foi mais um dos grandes homens que atravessou o oceano para construir sua família e ajudar a desenvolver o Brasil.

Chegou ao Brasil em 1955 e fixou residência em Naviraí em 1969, município que ajudou em seu crescimento como comerciante e uma das lideranças da comunidade japonesa. Era um dos mais fervorosos e apaixonados torcedores do "Centro Esportivo Naviraiense".

 

Fernando Ortega – DRT/MS: 34

Assessor de Imprensa do Gabinete

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete