20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Dos 20 deputados do Partido da Mulher Brasileira, só 2 são mulheres

2015-11-28 13:01:00

Dois meses depois de ter seu registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o PMB (Partido da Mulher Brasileira), a 35ª legenda oficialmente reconhecida no país, atingiu nesta sexta-feira (27) a marca de 20 deputados federais.

Apesar de ter sido criado com a intenção de "aumentar a participação das mulheres em todos os setores da sociedade", como diz o programa partidário, a bancada da legenda tem apenas duas mulheres: Brunny e Dâmina Pereira, ambas de Minas Gerais.

Nenhuma delas foi escolhida líder, cargo que foi entregue ao deputado Domingos Neto (CE). "Não podemos obrigar as mulheres a deixarem seus partidos de origem, onde seus maridos são senadores e governadores, e mudarem para o PMB", diz a presidente da sigla, Suêd Haidar (RJ).

Ela lembra, ainda, que dos 513 parlamentares que compõem a Câmara, apenas 53 são mulheres. "O Brasil inteiro tem conhecimento que só agora as mulheres estão tendo lugar nas instituições partidárias", diz.

Como orientação partidária, o PMB apresenta um programa vago. "Como orientação partidária, o PMB é centro-esquerda com um posicionamento de centro entre o capitalismo e o socialismo, mas com uma tendência maior ao socialismo. Ou seja: de esquerda. O ponto principal da orientação é exatamente buscar o melhor posicionamento de ambos os lados e trazer para o nosso partido", diz o texto de apresentação da sigla na internet.

Foi no fim de 2008 que a comerciária carioca Suêd Haidar, 56, reuniu seus três filhos para comunicar que decidira vender as cinco lojas de alimentos que sustentavam a família para realizar um sonho: montar um partido político. Com o dinheiro, abriu um site e saiu em busca de aliados para criar o Partido da Mulher Brasileira. "Comecei pelo Maranhão e percorri quase todos os Estados brasileiros em busca de assinaturas", conta Suêd, que no fim de 2014 reuniu as assinaturas exigidas pelo TSE.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete