13.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Com ações preventivas, PM reduz acidentes e delitos em Amambai

2015-08-29 15:33:00

Vilson Nascimento

Com efetivo reforçado recentemente, com a chegada de novos policiais, a Polícia Militar passou a intensificar o trabalho preventivo em Amambai.

O trabalho intensificado, com frequentes blitzes em pontos diversos da cidade e o aumento de policiais patrulhando vilas e a região central diuturnamente se reflete na redução no número de ocorrências registradas.

O combate a circulação de veículos irregulares, a condutores não habilitados e a infrações com estacionamento em locais proibidos e abusos na condução de veículo automotor, por exemplo, fizeram reduzir drasticamente o número de acidentes de trânsito na cidade.

Dentro deste trabalho de prevenção, só durante uma blitz realizada na manhã desse sábado, 29 de agosto, na Rua da República, região central de Amambai, foram aplicadas cerca de dez notificações de trânsito e um vereador da cidade de Tacuru teve o veículo apreendido por documentação irregular.

Segundo a Polícia Militar o Ford Fiesta cor preta conduzido pelo parlamentar estava com a documentação atrasada fazia dois anos.

Ansilo Castelão teria relatado, segundo a PM, que havia pegado o carro em uma garagem e não sabia que os documentos do veículo estavam atrasados.

Outros tipos de ocorrências, antes comum na cidade, mas que acabaram sofrendo quedas com a intensificação da fiscalização foram as infrações de embriaguez ao volante, que no caso de abordagem em prisão em flagrante e a perturbação do sossego alheio.

O trabalho intensificado também trouxe, segundo o SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional), a redução de pequenos furtos, principalmente à residências.

A Polícia Militar avalia que, além do trabalho preventivo e ostensivo realizado pela corporação, a atuação da Polícia Civil no sentido de dar encaminhamento às ocorrências e as atuações do Ministério Público e do Poder Judiciário local em oferecer resposta rápida no que diz respeito a punição aos infratores, também tem sido crucial para diminuir a incidência de pequenos delitos na cidade.

Uso do cinto ainda é obstáculo

Apesar de todo o trabalho desencadeado em relação ao trânsito, fazer prevalecer o cumprimento de um item, o uso de cinto de segurança, ainda é um grande obstáculo para a Polícia Militar em Amambai.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 65 diz que; “É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN”.

No artigo 167, também do CTB diz que: “Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança é infração grave, com penalidade de multa no valor de R$ 127 reais, retenção do veículo até colocação do cinto e ainda o condutor infrator ganha cinco pontos na carteira.

Acontece que em Amambai a maior dos motoristas não usa o cinto regularmente, vindo a colocar o equipamento obrigatório de segurança somente ao perceber a existência de britz de trânsito.

Esse tipo de infração de trânsito é praticada regularmente em Amambai, não por falta de conhecimento e sim de desatenção, já que grande parte dos infratores são pessoas esclarecidas, que trafegam pelas ruas da cidade abordo de carros de luxo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete