13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Operação contra corrupção prende vereadores em Naviraí

2014-10-08 09:33:00

Vilson Nascimento

Uma operação de combate à corrupção desencadeada pela Polícia Federal fechou a Câmara Municipal e prendeu vereadores na manhã dessa quarta-feira, 8 de outubro, em Naviraí.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações que resultaram na operação denominada “Athenas”, tiveram início em 2013, inclusive com o uso de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça.

Segundo a PF, mais de 200 agentes fizeram parte da operação que teve como objetivo cumprir dez mandados de prisões, sete de prisões preventivas e três de prisões temporárias e 40 mandados de busca e apreensão na própria Câmara Municipal, na residência de vereadores e em estabelecimentos comerciais da cidade.

A ação policial também resultou a prisão de empresários da cidade que estariam ligados ao suposto esquema fraudulento e na apreensão de computadores, documentos e vários veículos e armas de fogo pertencentes aos envolvidos.

Veja a entrevista coletiva da coordenação da operação

Imagem: Vilson Nascimento/A Gazetanews

Entre os vereadores presos estão dois ex-candidatos a deputado estadual nas eleições de domingo passado, 5 de outubro, o presidente Câmara Municipal de Naviraí, vereador Cícero dos Santos, o “Cicinho do PT”, e o advogado Marcus Douglas, do PMN.

Segundo a Polícia Federal, também foi presa na operação a vereadora Solange Melo, que seria esposa do ex-chefe da Polícia Federal em Naviraí, o vereador Carlos Chances, o “Carlão” e o vereador Adriano José Silvério.

Durante a operação, vários outros vereadores, bem como comerciantes e assessores parlamentares também foram conduzidos pelos agentes para a Delegacia da Polícia Federal em Naviraí para serem ouvidos.

De acordo com a PF, todos os presos deverão responder a processos por formação de quadrilha, corrupção ativa e desvio de dinheiro público.

Os vereadores também poderão responder, segundo a Polícia Federal, por extorsão contra o Poder Executivo.

De acordo com o comando da operação, que foi desenvolvida em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE), entre as fraudes apuradas estão a contratação de funcionários do Legislativo Municipal onde o contratado teria que devolver parte do valor recebido ao vereador que o teria indicado.

Segundo a PF, após o encerramento das atividades da operação em Naviraí, todos os presos seriam encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Dourados, onde permanecerão presos à disposição da Justiça.

Matéria atualizada às 11h05

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete