26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Polícia Civil aperta cerco a ladrões de gado em Paranhos

2018-11-14 17:39:00

Vilson Nascimento

A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar local e lideranças de comunidades indígenas do município está apertando o cerco ao furto de gado, o tecnicamente chamado “abigeato”, em Paranhos.

Ao longo de anos produtores rurais, inclusive sitiantes que tem propriedades próximas às comunidades indígenas, tem amargado grandes prejuízos com o abate de gado em suas propriedades, sem que as autorias fossem efetivamente identificadas.

Os modus operandi são sempre os mesmos. Os ladrões invadem as pastagens, encurralam os animais em cantos de cercas, posteriormente abatem a rês com requintes de crueldade e levam geralmente partes nobres, abandonando o restante da carcaça no local.

Não são raras as vezes que animais acabam escapando ao cerco dos larápios e mesmo feridos, acabam agonizando nas pastagens.

Grupos organizados

Segundo o delegado titular, Edgar Punsky, o trabalho de investigação desencadeado pela Polícia Civil local, que é continuado, já levantou a existência de pelo menos dois grupos envolvidos nos abates.

De acordo com o delegado, na maior parte das vezes os grupos, formados por indígenas e paraguaios, abatem os animais nas propriedades e vendem a carne de forma clandestina, para açougues em Paranhos e cidades paraguaias da região, entre elas Ypejhú ou até mesmo vendem o produto furtado para indígenas, dentro das comunidades.

Como decorrência das investigações, uma operação para combater crimes dessa natureza foi desencadeada na semana passada com a participação da Polícia Civil e da Polícia Militar de Paranhos, na aldeia Sete Cerro.

A meta, segundo Dr. Edgar, era localizar membros da quadrilha, inclusive os autores de um roubo, onde os ladrões mantiveram como refém o funcionário de uma propriedade rural e seu filho menor de idade.

Durante a operação duas pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma, após serem flagrados de posse de espingardas cartucheiras e foram liberadas para responder ao processo em liberdade após pagamento de fiança como determina a lei e pelo menos outras duas foram indiciadas em inquérito por envolvimento nos casos de abigeato. Os nomes dos suspeitos presos e indiciados não foram divulgados para não atrapalhar as investigações.

De acordo com o delegado encarregado pelas investigações, Dr. Edgar Punsky a Polícia Civil continua atuando para identificar outras pessoas envolvidas no furto e abate de gado na zona rural de Paranhos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete